Todos os dias, nós mulheres, precisamos enfrentar mil batalhas para conquistar o nosso espaço profissionalmente e socialmente. Enquanto celebramos o dia que marca a nossa luta histórica, nós do Culturar separamos oito filmes com protagonistas femininas marcantes.
A Garota Dinamarquesa
O filme, baseado em fatos reais, traz a história da artista Lili Elbe, nascida como Einar Mogens Wegener, a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de resignação de gênero. A trama mostra o desenvolvimento do relacionamento da artista com a esposa Gerda e o seu despertar como mulher, trazendo muitos momentos emocionantes e inspiradores que levaram esse filme a garantir três indicações ao Oscar.
Onde assistir: Netflix;
Lady Bird
Christine McPherson, apesar de não acreditar nisso, é como qualquer garota do ensino médio – ela sonha em fazer faculdade o mais longe possível de Sacramento e tenta conciliar sua vida estudantil com a amorosa. A menina de personalidade forte se auto nomina Lady Bird e, mesmo com a objeção de sua mãe, faz de tudo para seguir com seus planos. A produção é divertida e muito bem estruturada, ganhando vários pontos por ser uma das poucas histórias sobre uma jovem mulher que foi contada por uma jovem mulher, levando Greta Gerwig ser nominada ao Oscar de Melhor Direção.
Onde assistir: YouTube;
A Escolha de Sofia
Filme baseado no romance de William Sytron, conta de Sofia e todos os seus traumas após sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Sua história é narrada pelo jovem aspirante a escritor Stingo, que vai morar no Brooklyn na pensão de Yetta Zimmerman. Lá o rapaz conhece a Sofia e os dois desenvolvem uma certa proximidade que leva Sofia a revelar seu segredo mais doloroso. O filme pode ser considerado um clássico do cinema e garantiu o Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep.
Onde assistir: Netflix;
Mulher Maravilha
Quer você seja um fã da Marvel ou da DC, é inegável que a Mulher Maravilha é a super heroína mais icônica. Símbolo do poder feminino, a história de Diana foi recontada nesse filme de 2017, trazendo um pouco mais da origem dessa heroína. Nesse filme, Diana conhece o piloto Steve Trevor e junto dele luta para acabar com o conflito causado pela guerra, ao mesmo tempo que se dá conta de sua verdadeira missão na Terra.
Onde assistir: Youtube;
Feministas: O que elas estavam pensando?
O documentário revista um álbum de fotografias dos anos 1970 e as histórias por detrás daquelas fotos, trazendo a reflexão sobre as mudanças socioculturais trazidas pela luta daquelas mulheres e a continua necessidade de mudanças.
Onde assistir: Netflix;
Elisa y Marcela
O filme espanhol remonta a história do único casal lésbico a se casar em uma igreja. Baseado no livro de Narciso de Gabriel, a produção conta a história do relacionamento das duas mulheres e como elas enganaram uma padre para se casarem. Apesar de conseguirem ter o casamento celebrado na igreja, a sua farsa foi descoberta, levando ao casal ser perseguido pela igreja, pelo governo e pelos meios de comunicação. Assim Elisa e Marcela se tornando fugitivas e seu paradeiro acaba por se tornar um mistério depois de certo tempo, mas as notícias arquivados durante todos esses anos, despertaram a curiosidade de Narciso, assim levando a criação de seu livro que mais tarde ganhou a versão cinematográfica disponibilizada pela Netflix.
Onde assistir: Netflix;
Lucy
Após ser obrigada a contrabandear drogas dentro de seu estômago e ter a substância absorvida pelo seu corpo, Lucy passa a desenvolver habilidades sobre-humanas, como telepatia. telecinesia, ausência de dor e capacidade de adquirir conhecimentos instantaneamente. Em contrapartida à narrativa de Lucy, vemos ser apresentado um estudo sobre a capacidade intelectual de várias espécies que nos leva a entender o pouco mais como a jovem adquire tais habilidades.
Onde assistir: Netflix;
Lara Croft: Tomb Rider
Filha do celebre arqueólogo Lord Henshingly Croft, Lara Croft se vê em uma missão perigosa após o desaparecimento do pai. Ela precisa recuperar um artefato roubado de sua missão para evitar que ele caía em mãos erradas. Para isso, Lara precisa explorar impérios perdidos e lugares inóspitos e encontrar o Triângulo de Luz.
Onde assistir: Netflix;

Um comentário sobre “8 FILMES PARA ASSISTIR NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER”