RESENHA: O CASTELO ANIMADO (2004)

A esse ponto já não é segredo nenhum de que eu sou apaixonada pelas produções do Studio Ghibli e por isso eu vou falar de mais um anime do estúdio que eu adoro: Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro).

Essa produção é baseada no livro de Diana Wynne Jones de título Howl’s Moving Castle e conta a história de Sophie, uma jovem sem muitas ambições que tenta manter a velha chapelaria da família funcionando. Certo dia ela vai visitar a sua irmã Lettie e acaba sendo oportunada por dois oficiais do exército, mas um um belo jovem feiticeiro a livra da situação e a ajuda a chegar ao seu destino. Sophie conta à irmã o ocorrido e Lettie logo imagina que o feiticeiro poderia ser Howl, mas a menina garante que sua irmã não deve preocupar-se, já que Howl só se apaixona por meninas bonitas.

Acontece que a Bruxa das Terras Abandonadas descobre sobre o encontro de Sophie com o jovem feiticeiro e joga um feitiço na moça que se transforma em uma velha de 90 anos. Sophie tenta se manter positiva mesmo que sua juventude tenha sido roubada pelo encantamento da bruxa. Embora ela não entenda o que tenha feito para merecer tal destino, ela tenta manter-se forte para encarar esse novo desafio.

Castelo Animado – Studio Ghibli

Disposta a desfazer o feitiço, Sophie parte em direção às Terras Abandonadas, mas ao invés de reencontrar a bruxa, ela dá de cara com um espantalho que a leva até o Castelo Animado. Por precisar de um lugar para passar a noite, Sophie entra no misterioso local e lá conhece Calcifer, o demônio de fogo que controla o movimento do lugar. Calcifer então promete quebrar o feitiço se Sophie ajudá-lo a quebrar o contrato que lhe prende ao castelo.Ao amanhecer, Sophie descobre que o jovem que havia lhe ajudado era na verdade Howl, mas por causa do encantamento ele não a reconhece e Sophie se apresenta como a nova faxineira do castelo e reclama da situação em que o lugar se encontra.

Depois de causar muita confusão com a sua limpeza intensa do castelo, Sophie tenta encontrar uma maneira de ajudar Howl a se livrar de Madame Suliman, antiga mestre do feiticeiro, e em como se livrar de vez do feitiço. Acontece que ambas as missões não são tão fáceis quanto Sophie desejava que fossem e a menina vai precisar da ajuda de seus novos amigos para sair daquela situação.

O filme reúne uma boa dose de aventura, mistério, drama e romance e ainda traz muitos momentos divertidos e fofos que fazem deste um dos animes mais queridos do Studio Ghibli. Seus personagens são carismáticos e a estética do filme é muito bem construída dando maior profundidade à história.

Onde assistir: Netflix

2 comentários sobre “RESENHA: O CASTELO ANIMADO (2004)

Deixe um comentário