Olhando para a lista de filmes que já assisti, não consegui encontrar outro título que eu já tenha visto tantas vezes – talvez por esse ter tido uns dos clássicos da sessão da tarde, quem cresceu no começo dos anos 2000 com certeza deve ter a memória de assistir 10 Coisas que Eu Odeio em Você umas trocentas vezes. Mas se você é um pouco mais novo que nós do Culturar, talvez não conheça e nem tenha ouvido falar do filme…
O filme começa nos apresentando Cameron, que em seu primeiro dia na escola nova se apaixona por Bianca. Acontece que a menina é intocável e nunca namorou ninguém por ter um pai rígido e conservador que tinha medo de se tornar avô muito cedo (essa neura provinha do fato dele ser obstetra e fazer muitos partos de mães adolescentes). Bianca tinha uma irmã mais velha, Kat, que repudiava qualquer interação humana. Por saber que a filha mais velha seria incapaz de querer ter um namorado, o doutor Stratford criou uma nova regra: Bianca só poderia sair com garotos se Kat o fizesse antes.

Consciente do fato, Cameron planeja encontrar alguém corajoso o suficiente para paquerar Kat, mas sabia que não seria fácil convencer o bad boy Patrick a ajudá-lo nessa missão, por isso ele se junta a Michael para enganar seu rival, Joey, e fazê-lo pagar Patrick para sair com Kat. O plano de Cameron parece funcionar, mas não para seu lado, já que Bianca parece estar mais interessada em se envolver com o garoto mais popular, pois a garota vivia de aparências.
Enquanto Cameron luta para reverter a situação, Patrick e Kat parecem estar se entendendo e o que deveria ser só um plano para ajudar ao novato, acaba fazendo com que a moça amoleça seu coração e caía nos encantos do misterioso Patrick.
A história tem um grande giro após uma festa com toda a turma da escola e os sentimentos de ambos os casais mudam gradualmente, ao mesmo tempo em que o pai das meninas parece não aceitar que Kat vá para universidade em outro estado.
Esse filme se tornou um dos favoritos de quem curtia as comédias românticas dos anos 90 por diversos motivos, mas lá vão os meus: Kat é uma personagem feminista e corajosa, ela não se importa com o que os outros pensam e não quer mudar para se encaixar; a cena em que Health Leagder canta “Can’t Take My Eyes Off You” é uma das mais icônicas do cinema; o poema de Kat ao final do filme; e mesmo depois de tanto tempo é impossível se cansar do filme.
E se você não sabe, o enredo é inspirado no clássico de William Shakespeare, A Megera Domada, que para quem nasceu no final dos anos 90 como eu, deve se lembrar da novela global O Cravo e Rosa que foi ao ar entre 2000 e 2001 e também é uma ótima adaptação da história.
Onde assistir: Disney+
