Eu me lembro de ouvir a um concerto do Legião Urbana gravado em disco quando eu era pequena. Antes de iniciar a música, Renato Russo perguntava ao público: “quem aí já sofreu por amor?”, e quando a platéia respondia que já havia sofrido por amor ele dizia que isso não era verdade ou eles estariam igual ao cara da música. E assim a banda começava a tocar Vento do Litoral.
A verdade é que eu nunca entendi porque a minha mãe gostava tanto da música, talvez seja pela tranquilidade que imagem da praia e a ventania traziam, mas a letra da música fala de alguém que está no abismo e sem esperanças, tentando se desapegar da imagem daquela pessoa que se foi.
A música mistura lendas e elementos da natureza para descrever o sentimento de perda, o que mostra que sem dúvidas essa é uma música escrita por Renato Russo, que sempre trouxe elementos interessantes em suas letras.
De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Vento no Litoral – Legião Urbana
Por mais que Renato Russo diga que “o cara da música” esteja sofrendo por amor, eu sempre achei que ele na verdade estaria sofrendo a perda de alguém, pois a letra me passa a impressão de que esse alguém já não existe mais e não poderia se reencontrar com o eu lírico (mas é claro que é minha interpretação pessoal e isso fico aberto para cada um).
Uma coisa que eu demorei muito para notar na música, talvez porque a ouvia quando era muito pequena, que ao final o som de piano era da música “Criança Feliz, Feliz a Cantar”, o que me faz questionar o motivo de terem adicionado isso ao arranjo da música.
Para ouvir essa e outras músicas do Legião Urbana:
