3 LIVROS QUE MARCARAM A MINHA INFÂNCIA

Me lembro bem de todos os dias ter um livrinho e mãos e de ganhar várias coleções de livros infantis desde que eu era bem pequena. A verdade é que me interessei pela leitura muito antes de saber juntar as letras e isso fez com que eu aprendesse a ler assim que eu entrei no jardim de infância. Pensando nisso, resolvi falar de três livros que eu li diversas vezes quando eu era criança e que até hoje me marcam.

As Fadas da Areia – May Shuravel

Esse livro já me chamava atenção pela capa delicada e fofa e eu, que adorava tudo sobre fadas, gnomos, elfos e seres místicos, logo me encantei pelo livro. Ele traz a história de Laura, uma menininha que vai à praia com a sua família e sonha em encontrar as fadinhas. Ela escuta de um pescador que a sua avó havia armado uma isca capaz de capturá-las, o que a deixa animada a tentar o mesmo. Laura consegue capturar algumas fadinhas, mas acaba as assustando e muitas fogem, restando apenas uma. O livro é todo ilustrado pela autora e traz uma delicadeza que encanta aos olhos, fora que toda história é muito fofinha e tem um espaço meu especial na minha história.

As Fadas da Areia

Bisa Bia, Bisa Bel – Ana Maria Machado

Um clássico da literatura infanto-juvenil nacional, ele traz a história de Isabel, uma menina cheia de imaginação que encontra uma foto de sua bisavó Bia e decide carregá-la para todo canto. A menina passa a ter vários diálogos com a sua bisa sobre temas relacionados a vida, mas um dia a sua mãe procura pela foto e a Isabel percebe que havia perdido a fotografia. Ainda assim a menina sente a presença de Bisa Bia e seus diálogos trazem momentos muito divertidos e fofos para essa história. O que faz essa jornada ainda mais fascinante é quando a futura bisneta de Isabel entra na história trazendo um paralelo entre as três gerações.

Bisa Bia, Bisa Bel

Os Gibis da Turma da Mônica

Talvez eles não encaixem tão perfeitamente nessa categoria, mas eu não posso falar de histórias que marcaram a minha infância sem dessa turminha do barulho. Eu tenho certeza que você também conhece bem a Mônica, a Magali, o Cebolinha, o Cascão e todo o resto da turma criada por Maurício de Souza que vêm encantando crianças por muitas gerações. Eu ainda me lembro de quando tive a oportunidade de visitar o Parque da Mônica quando pequena e em como fiquei encantada em conhecer o lugar que eu tinha visto tantas vezes nos quadrinhos e me senti como se estivesse em uma história com a turma. É inevitável para mim incluir eles aqui porque com certeza os gibis da Turma da Mônica foram uma das coisas que eu mais li quando eu era criança e vi a minha irmã mais nova fazer o mesmo.

Turma da Mônica

Deixe um comentário