Hoje a música da semana é Last Kiss, pelo título (Último Beijo) já dá para perceber que ela é meio sombria, mas a razão pela qual a escolhi é alegre e a explico daqui a pouco. Apesar de esse som ser originalmente de Wayne Cochran eu o ouvi inicialmente em sua versão do Pearl Jam. Por isso, trago a gravação da banda que provavelmente foi a que mais fez sucesso com Last Kiss.
Porque eu escolhi essa canção? Bem, quando eu era criança e ficava emburrada o meu pai colocava nosso CD do Pearl Jam para tocar. Sempre que chegava nessa trilha eu começava a dançar e esquecia porque estava chateada. Então, essa semana, em que ando meio nostálgica, escolhi compartilhar esse conto com vocês.
Mas afinal o que conta essa letra? Wayne narra à história de um acidente de carro. Na narrativa musical, um casal sai para namorar e acaba se envolvendo em um trágico acidente. O rapaz procura seu amor e encontra a garota em seus últimos suspiros e eles dão seu último beijo. A letra pode ser sombria, e nada do que eu imaginava dançando com meus quatro anos, mas sempre gostei de canções que trazem histórias inteiras. Ouvir a letra com atenção é como ver um curta-metragem de tragédia. Leiam uma estrofe em que o narrador lamenta sua perda:
“Oh onde, onde estará o meu amor?
O Senhor a tirou de mim
Ela foi pro céu, então tenho que ser bonzinho
Assim eu poderei ver o meu amor quando deixar este mundo”
A primeira vez que vi essa tradução fiquei pensando em como ouvimos músicas em outras línguas muitas vezes sem parar para pensar no que estamos ouvindo. Sempre achei o ritmo dessa música legal e saber a tragédia que ela descreve apenas deixa a experiência maior. Agora, sem mais delongas fiquem com Last Kiss.
