Hoje trago para vocês a resenha de uma clássica trilogia juvenil os Jogos Vorazes. A coleção é lançada no Brasil pela editora Rocco. Os livros são de autoria da grande Suzanne Collins cujo trabalho inspirou quatro filmes que são adaptações realmente boas, algo que não é muito comum.
A trilogia é narrada pela protagonista Katniss Everdeen, que vive em uma nação nomeada de Panen. Nesse mundo a sociedade se divide em doze distritos que são comandados pela Capital.
Os jogos vorazes são a forma de controle escolhida para demonstrar quem está no poder. Nesses jogos dois tributos de cada distrito, um homem e uma mulher, são levados para uma competição mortal que só acaba quando sobre apenas um participante vencedor. Esse torneio é transmitido pela televisão e conta com participantes de doze a dezoito anos de idade.
Katniss, que pertence ao pobre distrito doze, não enxerga outra saída além de se oferecer no lugar de Prim, sua irmã caçula, quando a mesma é escolhida para os jogos. Com sua vida em jogo, a adolescente se junta a Peeta que foi o tributo masculino de seu local de nascença. Juntos, os dois tem que aprender a usar todas as suas habilidades para que ambos mantenham-se vivos.

No primeiro livro, com uma narração emocionante e viciante, temos os jogos vorazes mostrado em detalhes. Até onde um governo autoritário e cruel vai para manter seu povo na linha? Confira o livro para descobrir os detalhes da crueldade da Capital.
Na segunda narrativa literária, Katniss e Peeta venceram o sistema e saíram ambos vivos, ato que irritou os poderosos. Por isso, uma competição entre antigos ganhadores é lançada. Nesse ponto da trilogia, conhecemos novos personagens que são incríveis e Katniss faz aliados importantes.
Já o fim da saga é completo com um livro entre a guerra dos distritos liderada pelos rebeldes do esquecido Distrito 13. Aqui temos uma história emocionante, com reviravoltas empolgantes e um fim perfeitamente adequado para uma trilogia como essa.
O único defeito que vejo aqui é o romance entre Katniss e Peeta que não me agradou nem um pouco desde o começo. Porém, com essa pequena exceção, Jogos Vorazes é uma das melhores tramas para um público jovem que já tive o prazer de ler. Confiram a vida da Everdeen e me contem o que acharam.
