Que o Studio Disney e todos os seus estúdios associados produzem animações fantásticas que encantam a todos, não é nenhuma novidade. Me lembro de crescer alugando várias fitas cassete e, anos mais tarde, DVD’s para assistir aos mais novos lançamentos em animação da Disney quando eu era criança e de o primeiro filme que eu assisti no cinema ser justamente uma das mais icônicas produções, Procurando Nemo. Por isso decidi contar a vocês as minhas animações favoritas da Disney.
Monstros SA
Assisti a essa animação pela primeira vez assim que a locadora passou a disponibilizar o filme e desde então perdi as contas de quantas vezes revi a história de Sullivan, Mike e Boo. A animação de 2001 faz parte do universo Pixar e traz a divertida e emocionante trajetória desses dois monstros que trabalham na usina de energia da cidade de Monstropolis e como eles se metem em uma grande confusão quando uma menininha escapa de sua porta e passa a viver com os dois. Sullivan e Mike escondem a menina até conseguir achar sua porta e devolve-la ao mundo humana, mas precisam tomar cuidado para que ninguém descubra seu segredo, já que os monstros acreditam que os humanos podem infectá-los. A gente não pode evitar torcer pelos monstrinhos e para que a Boo finalmente volte para casa e se livre de Randall, o mostro responsável por assustar a menina. A animação é tão icônica que ganhou o spin-off Universidade Monstros em 2013 e uma série no Disney+ chamada Monsters at Work.

A Bela e a Fera
É inevitável pensar em A Bela e a Fera e não lembrar da canção: “Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera”, a animação que faz parte do imaginário de muita gente junto a outras animações de princesas da Disney. Dentre todas as princesas sempre achei a Bela uma das mais interessantes; ela não precisou esperar que um desconhecido magicamente a resgatasse de uma bruxa má, tampouco se apaixonou em três minutos pelo primeiro príncipe que apareceu em sua frente. Ela sempre se mostrou decidida e segura de si, sabia bem o que queria para sua vida e não aceitava menos. Tudo bem que se a gente parar um pouco para pensar, notamos que a garota teve a tal Síndrome de Estocolmo, já que a Fera estava lhe mantendo em cativeiro, ainda assim é uma das animações mais bonitas da Disney trazendo belíssimas canções e uma história de aceitação e cumplicidade, mostrando que a gente não se apaixona por um rostinho bonito, mas sim por uma pessoa com defeitos e qualidades.

Mulan
Se tem uma personagem que merece todo o nosso respeito, essa personagem é a Mulan. Apesar de ser assustador, ela enfrentou toda uma nação para proteger o pai doente de ir ao fronte de batalha. Ela sabia que isso poderia manchar a honra de toda a sua família, mas ela não poderia ficar parada sem fazer nada e deixar que seu pai morresse enquanto tentava salvar a China dos Hunos. A menina veste a armadura do pai, corta seu cabelo e segue com o seu cavalo e o dragão Mushu para o acampamento comandado por Li Chang. Mulan consegue passar pelo treinamento despercebida por certo tempo, mas acaba sendo descoberta quando é ferida e precisa de cuidados. Apesar de ser desacreditada por ser mulher e considerarem que Mulan cometeu uma traição à nação, ela consegue armar um plano para derrotar os Hunos e salvar o Império Chinês.

Todos os filmes estão disponíveis no Disney+
