Na semana passada fiquei olhando para minha estante de livros e pensando qual obra mais me fez chorar. Por isso, escolhi trazer para você uma listinha com três livros para quem quer chorar. Às vezes, nós só precisamos de uma boa leitura triste para colocar eventos de nossas vidas em perspectiva. Por tanto, sem mais enrolação, aproveitem essa lista que vai te emocionar.
- O Caçador de Pipas

O livro, do autor Khaled Hosseini, é um dos meus favoritos, assim como a adaptação cinematográfica que o texto rendeu. Na narrativa, dois garotos crescem juntos no Afeganistão. Amir é um menino rico, já Hassan é pobre e serve como seu criado.
A vida das duas crianças é marcada para sempre por um evento traumático que ocorre quando Hassan corre atrás de uma pipa para Amir, durante um campeonato. O que parecia uma brincadeira divertida se torna uma cena marcada por violência quando o menino é seguido por garotos mais velhos que o encurralam. Como se não bastasse, os garotos descobrem um segredo de família, pouco antes de se separarem, deixando marcas profundas.
Amir, o protagonista, não é um herói e me fez chorar de raiva ao longo das páginas em que sua vida é narrada. Muitos anos após sair da cidade, o personagem principal volta para sua terra natal e descobre que o lugar onde cresceu não é mais o mesmo. Ele precisa então lidar com os erros do passado e tentar se redimir.
- Um Amor para Recordar

Nicholas Sparks, o autor, narra uma história de amor emocionante e que vai te levar as lágrimas. Em Um Amor para Recordar, Landon Carter, com 17 anos, tem a vida mudada para sempre. Fato que ocorre quando ele chama uma garota vista como esquisita, por si mesmo e por seus amigos, para o baile da escola. Jamie Sullivan, a filha do pastor da igreja que frequenta, é sua única opção depois de ser largado pela namorada e sem outra companhia disponível.
A garota, nunca convidada para sair antes, é conhecida por usar as mesmas roupas e por andar sempre com sua bíblia. Ela aceita o convite com uma condição que parecia simples: ele não pode se apaixonar por ela. Porém, Landon se pega passando cada vez mais tempo com Jamie, levando-o a uma transformação pessoal. Graças a essa nova relação, Carter aprende sobre o amor e as relações humanas, decisões difíceis levam o jovem a uma jornada de amadurecimento que nos emociona.
- O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado é obra do autor John Boyne. Em uma trama incrivelmente triste, que toca nossos corações, Bruno é um menino inocente que não sabe o caos que a Europa está passando com a Segunda Guerra Mundial. O garoto não tem ideia do que está acontecendo no mundo, ou no que sua família está envolvida, nem porque teve que abrir mão de sua casa espaçosa em Berlin para morar em um local onde não tem outras crianças para brincar.
Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama. Em um de seus passeios, Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando desvendar o mistério que ronda as atividades de seu pai. Uma amizade improvável e impossível nasce. O que acontece quando duas crianças, em lados opostos de uma guerra cruel, decidem serem amigos?
