MEUS LIVROS FAVORITOS DA SÉRIE VAGALUME

A Série Vagalume reúne livros brasileiros voltados ao público infanto-juvenil e foi lançada em janeiro de 1973 pela Editora Ática. Os livros selecionados marcaram época, tanto pelas suas capas icônicas, quanto pelas histórias divertidas e emocionantes que traziam. Durante os anos da minha infância e pré-adolescência, pude ler a diversos exemplares que a minha família tinha guardados em casa e outros que peguei emprestado na biblioteca municipal, e posso garantir que tais livros marcaram a minha jornada como leitora e me faziam gostar ainda mais de ler. Para quem conhece ou não a coleção, mesmo depois de mais velha, os livros da Série Vagalume continuam sendo interessantíssimos e muito divertidos e, mesmo sendo bem curtinhos, ainda são meus grande favoritos e por isso eu vou contar para vocês o meu top 3 de livros da série.

O Rapto do Garoto de Ouro – Marcos Rey

Em uma noite de sexta-feira, o rockstar Alfredo, está se preparando para para uma apresentação de aniversário em uma cantina da vizinhança do Bexiga, em São Paulo. Acontece que ele não chega na hora e seus amigos e familiares ficam preocupados e por isso Leo e Angela, seus melhores amigos, vão para a sua casa procurá-lo, mas Alfredo não está no local. Lá eles encontram um botão da camisa do rapaz, sua guitarra quebrada e um caderno verde com o nome de diversos de seus conhecidos. A polícia só aparece no dia seguinte para iniciar a investigação, mas Leo decide apresentar o caderno verde para seu primo paraplégico Gino e prefere iniciar sua própria investigação. Será que Leo vai ser capaz de encontrar o responsável pelo sumiço de Alfredo?

O Rapto do Garoto de Ouro

O Caso da Borboleta Atíria – Lúcia Machado de Almeida

No casulo encontrado abandonado no bosque, Dona Jitiranabóia acha a frágil e doce borboletinha Atíria. A pobre borboleta havia nascido com um desvio nas asas e isso fazia com que ela não pudesse voar muito longe, o que preocupava o outro inseto. Ainda que ela parecesse frágil e indefesa, a borboleta se envolve em um mistério assustador que assombra o bosque onde habita. Com a ajuda de outros insetos, Atíria tenta chegar ao xis da questão e descobrir quem é o terrível assassino que tenta destruir a felicidade do Príncipe Grilo. Leia a nossa resenha aqui.

O Caso da Borboleta Atíria

Sozinha no Mundo – Marcos Rey

Pimpa é uma adolescente órfão que vive a sua vida fugindo e se escondendo de uma mulher misteriosa que a persegue por todos os lugares e parece estar muito interessada no destino da garota. A menina de 14 anos acaba de chegar a São Paulo, e a única pessoa que conhece parece não se lembrar dela, e por isso Pimpa vaga sozinha pelas ruas da grande cidade, enquanto tenta descobrir o motivo pelo qual esta mulher está atrás dela.

Sozinha no Mundo

Deixe um comentário