Não sei porque, mas durante algum tempo eu estava fascinada por filmes sobre crimes ou temas psicológicos que envolviam personagens psicóticos ou com várias personalidades e, depois de certo tempo a minha mãe também passou a se interessar por filmes que envolvem psicologia e eu assisti parte desses filmes novamente com ela. Então, se você também se interessa por essa temática e gosta de psicologia, essa pequena lista que vou apresentar para vocês é a pedida certa.
Psicose
Esse grande clássico de Hitchcock traz a história de Norman Bates, gerente do hotel Bates e de como o rapaz parece ser dominado por sua mãe. O hotel que ficava isolado de tudo na beira da estrada, passa a chamar a atenção da polícia quando Marion Crane é assassinada após se hospedar no local. A moça havia roubado quarenta mil dólares e pretendia começar uma vida nova, mas seu erro de percurso acabou custando a vida.
O filme é, não só um bom thriller, mas também pode trazer a análise da personalidade de Norman Bates, um personagem muito interessante e cheio de camadas que despertam a curiosidade daqueles que são apaixonados por psicologia. Assista aqui ao filme.

Clube da Luta
O que me parecia ser só um filme de ação que tinha como objetivo criticar o modo como a nossa sociedade funciona, tomou uma virada rapidamente. Eu fui assistir ao filme desavisada e quando a chave de tudo foi revelada eu fiquei me sentindo bem lerda, para falar a verdade, mas isso aconteceu algumas vezes com os filmes que vou citar aqui. Acontece que a gente fica tão absorto na história que esquece de prestar atenção nos detalhes e sente como um “trouxa” quando percebe que a resposta estava bem debaixo do seu nariz. Pois bem, eu disse tudo isso para não falar qual é essa tal verdade do filme, mas a maioria de vocês já deve ter assistido ao filme e sabe do que eu estou falando. Mas vamos de sinopse. Clube da Luta traz a história de Jack, um jovem executivo que se sente muito insatisfeito com a vida que leva, mas vê as coisas mudarem ao conhecer o misterioso Tyler Durden durante um voo, Tyler apresenta a Jack uma maneira um tanto violenta de extravasar seu estresse e lidar com sua insônia: o Clube da Luta. Assista aqui ao filme.

Amnésia
Esse filme de Christopher Nolan é mais como um quebra-cabeças confuso. A narrativa entrega aos poucos o que de fato aconteceu, deixando para revelar toda a verdade da trama quase no final, mas se você for bastante atento vai ser capaz de decifrar o mistério do filme um pouco mais cedo. O filme traz duas histórias paralelas, mas que se encaixam e uma delas revela chave do enredo. Ambas as histórias são narradas por Leonard, um ex-investigador de seguros que passou a apresentar perda de memória após um evento trágico que levou à morte de sua esposa. Leonard está disposto a ir atrás de todas as pistas que possa encontrar para achar o assassino de sua mulher e dar a ele o final que acredita merecer, mas nem sempre a verdade é satisfatória e isso que vemos no desfecho deste suspense. Assista aqui ao filme.

Psicopata Americano
Talvez o filme desta lista que assisti mais vezes, Psicopata Americano traz a história de Patrick Bateman, rico, jovem, de boa aparência e membro do Wall Street. Patrick usa sua posição social para esconder que também é um serial killer, que se deixa levar pelos impulsos e escolhe suas vítimas conforme suas oscilações de humor. Seu egocentrismo e materialismo impulsivo fazem com que o rapaz se torne uma presença perigosa a todos que o cercam. Quando um de seus colegas do Wall Street mostra um cartão-de-visitas melhor que o seu, Patrick tem um gatilho e passa a ser ainda mais violento e perigoso. A grande questão desse filme, no entanto, é provocada logo em seu final: Patrick era mesmo um assassino frio e psicopata ou tudo aquilo era fruto da imaginação do rapaz? Assista aqui ao filme.

