RESENHA: JUNJOU ROMANTICA (2008)

Recentemente, percorrendo pela lista de animes do site onde eu sempre assisto, encontrei esse título e resolvi dar uma chance. Apesar do anime ter 3 temporadas, até o momento eu só consegui finalizar a primeira (eu não consigo assistir muitos episódios de uma vez como muita gente faz, pode ser que eu seja um pouco mais devagar) e por isso eu vou focar só nessa por enquanto e quando tiver a oportunidade, conto para vocês sobre as outras duas temporadas.

O anime traz três histórias de romance entre homens, mas de alguma forma elas se relacionam sem ter muito a ver uma com a outra. O primeiro casal é composto por Misaki Takahashi, um estudante que está se preparando para seus exames da universidade, e Akihiko Usami, um romancista que também escreve livros yaoi. Usami é amigo de seu irmão mais velho, por isso o garoto aceita a sua ajuda e passa a viver com o escritor, apenas para descobrir que os seus livros são um tanto “sujos” e que Usami sempre foi apaixonado pelo irmão mais velho de Misaki. O estudante se sente comovido após ver que Usami guarda seus sentimentos em segredo e não se deixa derrubar após descobrir que Takahiro está para se casar. Ao ver a reação de Misaki, Usami transfere seus sentimentos para o irmão Takahashi mais novo e os dois passam a desenvolver um relacionamento.

Junjou Romantica

O segundo casal é composto por Hiroki Kamijou, um professor universitário que não consegue esquecer seu amor de infância (que por acaso é o Usami), e Nowaki Kusama, um jovem lutando para realizar seu sonho de se tornar estudante universitário que se apaixona pelo professor à primeira vista. Nowaki tenta de tudo para conquistar Hiroki, mas sua paixão do passado e seu medo de envolver com alguém mais novo fazem com que ele excite um pouco. Mesmo assim eles passam a desenvolver uma relação que acaba sendo interrompida quando Nowaki vai morar fora para estudar e Hiroki parece totalmente ter esquecido que os dois haviam conversado sobre o assunto e acredita que Nowaki lhe abandonou sem motivos.

O terceiro casal é conhecido como o casal “terrorista”, composto pelo professor de literatura You Miyagi e o irmão mais novo de sua ex-esposa, Shinobu Takatsuki. O jovem diz que ama ao ex-cunhado por uma questão do destino, mas Miyagi acredita que o fato dele ter salvado o garoto de um assalto não seja motivo suficiente. Miyagi tenta de tudo para afastar o garoto, mas quando finalmente sucede, percebe que na verdade ele já desenvolveu sentimentos por Shinobu.

Um coisa que eu nunca entendi nos animes yaoi é porque na maioria das vezes os casais têm uma diferença de idade tão grande. É claro que isso nunca me incomodou, desde que ambos os personagens sejam maior de idade, mas o terceiro casal parece não ser o caso, já que é citado que Shinobu ainda esteja no ensino médio ou se preparando para entrar na universidade, então dentro do que é considerado maior de idade no Japão, ele seria menor de idade e por isso eu vi muita gente reclamando disso nos comentários. Apesar disso, o casal não aparece muito na primeira temporada, já que a maioria dos episódios foca no relacionamento complicado de Misaki e Usami.

Apesar de algumas problemáticas, que talvez sejam desnecessárias até certo ponto, Junjou Romantica não se difere muito de todos os animes yaoi que já assisti. Tem aqueles momentos que os personagens surtam no meio da rua e as pessoas ficam achando que eles ficaram loucos, ou quando eles começam a falar sozinhos achando que ninguém está vendo e surtam porque não queriam que ninguém soubesse que eles pensavam daquela maneira. Posso me recordar de apenas dois animes do gênero que não eram assim, Given e mais um que eu esqueci o título porque faz tempo que eu assisti e não o encontro em lugar nenhum para assistir novamente. Me pergunto se em algum momento todas as reações são realmente muito exageradas ou se alguém realmente é capaz de agir dessa maneira na vida real, mas no fim isso acaba sendo engraçado em alguns momentos, então consigo entender o motivo do exagero.

Deixe um comentário