Muitas vezes, quando assistimos adaptações cinematográficas de livros que amamos, ficamos decepcionados, mas há exceções que nos surpreendem e nos fazem gostar ainda mais da história. Pensando nisso, decidi fazer uma pequena lista de algumas adaptações de livros que li e o que achei delas.
Orgulho e Preconceito
O clássico da literatura inglesa, escrito por Jane Austen, é talvez o meu livro favorito e eu já falei sobre ele em uma resenha, mas quando o assunto é filme, existem muitas adaptações da história, mas eu vou falar da versão dirigida por Joe Wright, de 2005. Eu assisti ao filme antes de ler ao livro e me interessei pela história justamente por ter gostado tanto do filme. Quando a gente faz o inverso, assiste ao filme e depois lê o livro, esperamos que o livro seja ainda melhor que o filme e que a adaptação não tenha deixado muito da história de lado. Pois bem, mesmo depois de ler a obra continuei gostando muito dessa versão, o clima da época, o enredo, os diálogos e muitas de minhas passagens favoritas foram muito bem encenadas no filme e por isso eu continuo tendo essa versão como a minha favorita. Eu cheguei a assistir parte da primeira adaptação, de 1940, dirigida por Robert Z. Leonard; e algumas outras versões que não se atentavam tanto à história, por isso não foi difícil para mim escolher a minha favorita.

Me Chame Pelo Seu Nome
Quando eu vi o trailer do filme pela primeira vez no YouTube, logo fiquei animada para assistir ao filme, mas então fiquei sabendo que ele ia demorar para chegar ao Brasil e por isso pesquisei sobre ele e encontrei o livro. Decidi que era melhor ler e imergir na história ao invés de esperar tanto tempo pelo filme, mas acabei adiando a leitura. Quando finalmente li a obra gostei ainda mais dos personagens, pois assistindo ao filme me emocionei com a atuação de Thimothée Chalamet ao ponto de assistir ao filme religiosamente todos os finais de semana durante três meses, e lendo a história com todos os detalhes que não cabiam no filme, encontrei certo conforto em saber como Elio conseguiu seguir em frente mesmo depois dauela notícia. Também falei sobre o livro aqui no blog em uma resenha que você pode conferir aqui!

Com Amor, Simon
Eu soube que o livro Simon vs a Agenda Homo Sapiens iria ganhar uma adaptação e que Nick Robinson seria o protagonista, como gostava muito da atuação do ator, estava bem curiosa para saber como seria este filme e dessa vez li ao livro antes do filme sair. Fiquei totalmente imersa na leitura que acabei de ler em dois dias, tentando não olhar o resto do elenco para não descobrir quem era o Blue antes da hora. Quando assisti ao filme, senti o coração quentinho e fiquei feliz que muita gente se sentiu representada nele. Esse é o filme que faltava por muito tempo e por isso sei que ele é muito importante. Eu fiz uma resenha do filme onde você pode conhecer mais sobre a história.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Se existe um saga pela qual eu realmente me apaixonei, foi Os Instrumentos Mortais. Li a todos os livros, tenho eles na minha prateleira e li alguns spin-offs também. Quanto ao filme, eu até gosto bastante, mas ao mesmo tempo acho que a história não foi muito bem aproveitada, mas que poderia sair bem melhor se eles tivessem dado continuidade à saga. Quando saiu a série original da Netflix, fiquei por ter mais uma chance de ver os personagens em carne e osso e, apesar de terem mudado muita coisa, eu estava bem satisfeita até a terceira temporada, quando simplesmente parei de assistir porque já não era a história que eu tinha me conectado. Por isso, nem o filme, nem a série me agradaram tanto, sendo esse o único filme da lista que acabou me decepcionando quanto a sua adaptação.


Um comentário sobre “FILMES ADAPTADOS DE LIVROS QUE LI”