Sabe quando você gosta tanto de uma coisa que queria ter a mesma sensação de quando a descobriu pela primeira vez? Pois bem, os filmes que vou apresentar para vocês aqui hoje, de alguma, me trouxeram muitas emoções distintas quando os assisti pela primeira vez, e mesmo que eu os assista novamente, a sensação seria totalmente diferente, e por isso eu queria poder voltar à primeira vez que assisti aos títulos que vou recomendar hoje…
Orgulho e Preconceito
Talvez eu já tenha dito isso tantas vezes, mas Orgulho e Preconceito é meu livro e filme favorito. Já perdi a conta de quantas vezes assisti a adaptação de 2005, mas a sensação nunca vai passar perto de como foi da primeira vez…
Sinopse: Mrs Bennnet quer que suas filhas se casem com homens ricos e mantenham a propriedade da família, acontece que ela não possuí um herdeiro (já que apenas teve filhas mulheres) e uma delas teria que casar-se com Mr Collins, sobrinho de seu marido que herda a propriedade dos Bennet por direito. Elizabeth Bennet não aceita que tenha que passar o resto de sua vida em um casamento infeliz e sem amor, por isso rejeita a proposta de seu primo e acaba desagradando sua mãe. As coisas mudam de figura quando sua desaprovação pelo rico e poderoso Mr Darcy passa a se tornar o início de uma grande história de amor.
Onde assistir: Prime Video
![15 anos de Orgulho e Preconceito: Relembre as 4 cenas mais icônicas do filme [LISTA] · Rolling Stone](https://rollingstone.uol.com.br/media/_versions/orgulho-e-preconceito-cena-fina-reproducao_widelg.jpg)
O Segredo de Brokeback Mountain
Sim, a história desse filme é muitoooo triste, mas nem por isso deixa de ser uma produção lindíssima que vai ficar marcada para sempre na história do cinema. É bem por isso que gostaria de assisti-lo pela primeira vez novamente…
Sinopse: Ennis e Jack são contratados para cuidar de ovelhas no alto da montanha Brokeback. O isolamento e o frio que enfrentam durante o trabalho faz com que sua relação passe por diversas transformações até que eles se encontram em uma relação amorosa. Mesmo depois de anos, a distância e casamentos de aparências, os dois retornam sempre para o local buscando refúgio e reviver as lembranças de sua história de amor.
Onde assistir: Netflix

Memento
Quando um filme envolve um grande mistério, é claro que a sensação de assistir novamente vai passar bem longe da sensação da primeira vez. Primeiro que você já sabe qual é o segredo do filme, então você nem precisa juntar o quebra-cabeças junto com o protagonista. Segundo que por saber o final, aquela sensação de confusão e surpresa não existe mais.
Sinopse: Leonard Shelby investiga a morte de sua esposa enquanto enfrenta os problemas trazidos pela sua amnésia. Leonard passa a fazer milhares de anotações e tatuar seu corpo com as informações que coleta sobre o paradeiro do assassino e usa um dos casos que acompanhou durante os anos que trabalhou para uma seguradora como metáfora da situação em que se encontra.
Onde assistir: Netflix

Clube da Luta
Este é mais um caso em que se você já assistiu ao filme antes, o final não tem muita graça. Mas vale a pena por toda a construção e crítica social que a narrativa apresenta, além de ser um dos filmes mais icônico que já assisti.
Sinopse: O narrador (como nos é apresentado o protagonista) leva uma vida infeliz carregada de consumismo sem sentido. Durante um voo de viagem de negócios ele conhece o misterioso Tyler Durden, um vendedor de sabão que lhe apresenta a uma maneira radical de lidar com os seus problemas e se voltar contra a sociedade capitalista. Eles iniciam um clube aonde homens se reúnem para extravasar com muita violência e nenhum pudor, o Clube da Luta. Rapidamente a ideia se espalha e muitos outros clubes surgem pelo país, fazendo com que o Project Mayhem (anticapitalista e antimaterialista) entre em desenvolvimento.
Onde assistir: Netflix

