Resenha: Todos Já Sabem

Todos Já Sabem (2019) começa com pombos e pássaros se debatendo dentro de um relógio de igreja, desesperados tentando sair quando o sino alto os assusta. A cena de abertura pode ser vista como uma metáfora perfeita do que esta por vir ao longo das mais de duas horas do filme. Se substituirmos os pombos pelos personagens e o sino pela representação do que a igreja espera que uma família perfeita seja, você já tem uma base do que está por vir. Confuso? Garanto que isso vai fazer sentido no final

O longa-metragem do diretor e roteirista Asghar Farhadi traz a história de Laura (Penélope Cruz) que volta para Espanha depois de anos para um casamento de família. Ela está acompanhada de seus dois filhos, um garoto e uma adolescente, mas sem o marido. Alejandro (Ricardo Darín) diz que não pode viajar por conta do trabalho.

Tudo corre como o esperado de um grande casamento, muitos reencontros são vividos, velhas feridas são abertas. Porém, a reunião que parecia correr normalmente toma um rumo desesperador para Laura, quando sua filha desaparece depois de um apagão no meio da festa.

Antes de contar um pouco mais da história, vou parar para reconhecer a grandiosidade do diretor iraniano que pode não ter feito seu melhor trabalho no longa-metragem, mas sem dúvidas fez um trabalho melhor que a maioria dos suspenses e dramas que vemos hoje em dia. O cenário fenomenal de uma típica vila espanhola combina com a família da protagonista. Aquele clima familiar e agradável, onde segredos não existem por muito tempo. A atuação estava boa, alguns personagens podem ter ficado em um só tom, mas nada que tenha incomodado pensando no âmbito geral.

Voltando a narrativa, quando a tragédia se abate Laura conta com a ajuda de seu tio e um ex-namorado, além de velho conhecido de todos, Paco (Javier Bardem) que está investido em ajudar à amiga. A partir deste ponto a trama entra em um beco de drama e suspense, segredos e problemas que cumpre com sua obrigação de nos entreter pelo resto da trama.

O desaparecimento da menina traz a tona problemas mal resolvidos do passado da tradicional família religiosa, especialmente quando Alejandro chega para ajudar na busca por sua amada filha. O desenvolvimento dos problemas é bem desenvolvido, já a resolução é deixada mais em aberta o que para mim combina perfeitamente com o clima do filme.

A partir daqui vou contar spoilers grandes que definem a trama, não leia se quiser curtir a experiência por si mesmo. Quando fica claro que a família perfeita de Laura era só fachada para seus parentes, já que seu marido já está sem emprego há dois anos, o desespero aumenta. Especialmente quando eles recebem mensagens dos sequestradores que exigem uma quantia que os pais não têm como arranjar.

Para salvar uma filha, uma mãe é capaz de tudo, inclusive de expor para Paco que a garota era filha dele mesmo depois de ter prometido a seu marido que nunca revelariam a verdade. Porém, lembra no começo quando disse que vilarejos não costumam haver segredos? Eles percebem que todos já desconfiavam e que provavelmente quem sequestrou a filha deles sabia e contava com ajuda de Paco.

A grande questão por traz do enredo é que em famílias como esta, aparências sempre valem mais que a verdade. Todos Já Sabem mostra como manter a fachada não adianta por muito tempo, já que da mesma forma que a igreja em que o casamento acontece, a frente pode ser a melhor, mas é só chegar mais de perto que as ruinas ficam claras.

Voltando a minha metáfora do começo, a cena inicial me incomodou demais, os pombos se debatendo me deram arrepios. Só que quando penso no contexto do filme, tudo fez sentido de uma forma que não posso dizer ter sido ou não intencional. As pombas se debatiam desesperadas, da mesma forma que boa parte dos personagens, sem saber como sair daquela situação que eles mesmos criaram. As pombas por entrarem no relógio e os humanos por fingirem pelo bem das aparências.

Voltando ao foco, o fim do filme me parece estranhamente apropriado e realista, ao decidirem não chamar a policia, os sequestradores permanecem soltos, mesmo que a mãe da responsável tenha percebido. O filme termina com ela contando ao marido, tio de Laura, quem foi que fez aquilo para sua sobrinha-neta.

E o que muda na vida de Laura e Alejandro com Paco sabendo da paternidade? Nada, afinal como Alejandro mesmo disse a ele, o DNA não torna Paco pai ou responsável por Irene. Ele pode ter pensado talvez, mesmo inconscientemente, que salvar a menina o trouxesse seu amor juvenil novamente. Porém, não é assim que a vida funciona, Laura e Alejandro têm muitos problemas, mas é claro que eles se amam e permanecem unidos.

Todos Já Sabem está disponível na Prime Vídeo e dos últimos suspenses que tenho visto, sem dúvidas foi um dos que mais me impactou. Finais em abertos, as tramas não resolvidas e um ar mais parado não são para todos os públicos. Mas quem curte um bom drama familiar, com aquele toque essencial de suspense, vai adorar dar uma chance ao filme.

Onde assistir: Prime Vídeo.

Deixe um comentário