RESENHA: HEARTSTOPPER vol.1

Dias atrás eu estava na web procurando algum título interessante para ler, me deparei como uma matéria no site da Capricho que saiu na semana da Black Friday. A lista tá recheada de livros rapidinhos de ler, então tem muita desculpa para não dar uma olhadinha, por isso selecionei um que eu pudesse ler o quanto antes e trazer um pouco da história aqui para vocês.

Para falar a verdade eu acabei nem lendo a descrição do livro na lista, olhei a capa e fui pesquisar no Google para ver a disponibilidade. Quando eu finalmente peguei o livro para ler que percebi que se tratava de uma comic – e eu não tenho costume de ler comics – então estranhei um pouco, mas mesmo assim fui lê-la.

Heartstopper foi escrito por Alice Oseman, trazendo a história de amor entre Charlie e Nick. A primeira coisa que a gente nota na leitura é que os dois personagens são bem diferentes, mas eles parecem nem ligar para esse tipo de coisa, o que me faz pensar porque todas as histórias (e a vida real) não são assim. Os meninos estudam em uma escola exclusivamente para meninos no Reino Unido e Charlie se tornou popular após toda a escola descobrir que ele era gay. Acontece que o menino não havia se assumido abertamente para todo mundo, mas a notícia se espalhou quando as pessoas para quem ele havia contado começaram a contar para outros alunos sem o consentimento de Charlie. No começo as coisas foram bem difíceis para ele, mas com o tempo os outros alunos passaram a respeitá-lo pela sua coragem e perceberam que o garoto tinha uma personalidade agradável e amigável que julgavam ser a parte mais importante para se relacionar com ele.

Alice Oseman's HEARTSTOPPER webcomic is optioned for TV
Heartstopper – Alice Oseman

A relação de Charlie com Nick começa a se desenvolver quando eles são colocados na mesma classe e eles acabam sentando juntos. Logo Nick começa a prestar mais atenção em Charlie e descobre que o menino é um ótimo corredor, por isso acredita que ele deveria se juntar ao time de Rúgbi da escola. Apesar de Charlie não ter exatamente o porte físico de um jogador de Rúgbi, ele aprende rapidamente e se encaixa facilmente no time, conquistando a todos do grupo. Pouco a pouco a relação dos dois garotos começa a mudar e Charlie se sente confiante de que seus sentimentos por Nick possam ser correspondidos, mesmo que seus amigos o façam acreditar que muito dificilmente um jogador de Rúgbi como Nick não seria heterossexual.

Heartstopper é uma comic bem leve e fofinha que vai acabar te conquistando facilmente. A história pode parecer simples e muitas vezes repetida, mas a maneira como os personagens agem em relação às suas descobertas e às escolhas uns dos outros mostra que sim é possível viver em harmonia e respeito independentemente de orientação sexual ou qualquer outro fator que te diferencie dos outros humanos na sociedade.

E como prometido, a leitura é bem rápida mesmo. Quando eu percebi já tinha terminado de ler a comic e não havia se passado tantos minutos assim. Para falar a verdade é até estranho para mim, que sempre li romances gigantescos, ler algo tão curtinho, mas ainda assim achei a leitura muito prazerosa e satisfatória e fiquei na expectativa de ler mais volumes da história, mas isso vai ficar para depois pois tenho alguns livros que já separei para ler e trazer mais tarde aqui para vocês.

Um comentário sobre “RESENHA: HEARTSTOPPER vol.1

Deixe um comentário