Há um tempo atrás eu listei 4 DOS MEUS ANIMES FAVORITOS e dentro dessa lista estava Your Name. Se eu tivesse que decidir qual é o meu anime favorito de todos, esse título provavelmente seria o escolhido. Dentre todos os animes que já assisti Your Name deve ter sido o que eu vi mais vezes e mesmo assim nunca enjoei.
A história se passa em duas linhas do tempo, a primeira em 2013, sob a perspectiva de Mitshua Miyamizu, uma estudante do ensino médio que vivia na cidade de Itomori. Cansada da vida no interior, ela deseja que em sua próxima vida nasça um menino bonito bonito em Tóquio. De maneira inexplicável, Mitshua acaba trocando de corpo com Taki Tachibana, um garoto do ensino médio que vive em Tóquio. Toda vez que eles sonham, trocam de corpo e têm que viver como se fosse o outro durante o dia, o que causa certa confusão entre seus amigos, colegas de classe e a família. Enquanto Mitshua está no corpo de Taki, ela descobre que o garoto gosta de sua colega de trabalho, Miki Okudera e arrranja um encontro para o garoto, enquanto o comportamento de Taki no corpo de Mitshua a torna popular em sua escola. Um dia, enquanto seus corpos estão trocados, Taki acompanha a irmã e avó de Mitshua para levar uma bebida ritual preparada pelas irmãs até um local fora da cidade que foi atingido por um meteoro anos atrás.
Quando Taki vai ao encontro com Okudera, ele se dá conta de seus sentimentos por Mitshua, mas quando tenta ligar para a menina descobre que as notas que ela deixou em seu telefone, assim como o número do celular dela não existem mais. Preocupado e sem acreditar que tudo aquilo não passava de um sonho, Taki viaja até a cidade de Itomori, acompanhado de Okudera e seu amigo Tsukasa, afim de se encontrar com Mitshua. Acontece que a verdade descoberta pelo garoto é um tanto chocante e Taki precisa bolar um plano mirabolante para tentar reverter a situação e poder se encontrar novamente com Mitshua.

Não sei se gosto mais do anime por ser emocionante ou por conta das cenas divertidas por conta de toda a confusão que a troca de corpos causa. Devo dizer que é muito engraçado ver a reação da irmã de Mitshua, Yotshua, quando Taki acorda no corpo da garota e começa tocar seus seios em momento de estranhamento, ou quando Mitshua passa a gastar todo o salário de Taki em comida por adorar a variedade culinária encontrada em Tóquio.
Trazendo a lenda do fio vermelho e muitas outras referências sobre crenças da cultura japonesa e oriental, o anime emociona e diverte a quem o assiste.
Além de toda a estética do filme chamar a atenção (trazendo referências da arquitetura da cidade de Hida), a história em si é mágica e tocante, tornando impossível a missão de não derrubar uma lágrima sequer durante o longa. Posso dizer que não teve uma vez que não chorei com Your Name, mesmo depois de ter visto o anime trocentas vezes. Não é a toa que ele fez e faz tanto sucesso e por inúmeros motivos acaba sendo o meu anime favorito.
Se você quiser assistir (ou reassistir) a Your Name, você pode encontrá-lo no catálogo da HBO Max.

Um comentário sobre “RESENHA: YOUR NAME”