E entramos na semana do Natal e por conta disso nós aqui do Culturar decidimos selecionar alguns conteúdos especiais para essa data que simboliza nascimento, união, cumplicidade, esperança e amor. Antes de contar para vocês o que eu separei para hoje, vamos lembrar que o Natal é bem mais que a cheia e a troca de presentes, ok? Aqueles valores que eu citei antes são o que fazem do Natal essa data tão especial e incrível que a gente fica esperando pelo ano todo, e muito disso também vai ser mostrado nos filmes de animação que eu escolhi para este post.
O Grinch
Eu cresci assistindo a versão em live action da história – e confesso que morria de medo do Grinch – mas agora que temos a versão animada entre nós devo confessar que gosto bem mais dela. A história, quase todo mundo conhece, mas vale a pena recapitular: o Grinch ODEIA o Natal e por isso ele planeja (como também executa) roubar o feriado. Baseado na história do Dr. Seuss, How Grinch Stole the Christmas!, o filme de animação é uma ótima dica para entrar no clima natalino, não só por falar exatamente da data, mas por fazer uma abordagem diferente que ainda assim nos faz refletir sobre o verdadeiro significado do Natal.

A Origem dos Guardiões
Tudo bem, esse filme não é exatamente sobre o Natal e sim sobre vários feriados e os guardiões deles que protegem a inocência e os sonhos das crianças. Essa explicação por si só diz o motivo de eu ter escolhido esse filme. A animação nos mostra como o Jack Frost se torna um guardião e o motivo pelo qual ele foi escolhido como tal. Na história ele ajuda o Papai Noel, a Fada do Dente, o Coelho da Páscoa e o Sandman a enfrentarem o Bréu (ou Bicho Papão) e evitar que as crianças deixem de acreditar.

Klaus
Talvez este seja o meu filme favorito dos que eu vou listar aqui hoje. Klaus é bem mais que mágico e emocionante, ainda provando que filmes originais da Netflix podem ser tão bons quantos de outras grandes produtoras. Na animação, Jesper é mandado para um lugar muito distante e nada amigável, Smeerensburg, como castigo de seu pai por não levar a sério a sua vida na Academia Postal. Lá ele lida com a rivalidade dos dois clãs, os Ellingboes e os Krums, que vivem em pé de guerra. Após conhecer Klaus, um lenhador que vive isolado nas montanhas, ele decide que fazer com que as crianças escrevam cartas para o homem em troca de brinquedos, ajudaria ele a sair do lugar mais cedo. Acontece que a ideia do carteiro acaba colocando a rivalidade do clã em risco e por isso eles não veem a hora de se livrar do rapaz. Apesar de seu comportamento no início da trama, Jesper muda de figura e espera manter a paz entre os moradores da cidade e tornar o lugar mais agradável, enquanto mantém a promessa que fez a Klaus.

Barbie e o Quebra-nozes
Esse filme me traz algumas lembranças de quando eu era bem pequena e por isso decidi colocar ele na seleção. Baseado no balé de “O Quebra-nozes”, o filme da Barbie traz a história de Clara, uma menina órfã que vive com o irmão e seu avô. Ela recebe de presente de Natal um quebra-nozes de sua tia, que ganha vida e tenta salvar a casa da garota dos soldados do Rei Rato. O filme cheio de magia e aventura é repleto de coreografias de balé e é uma ótima representação para as crianças do balé de Tchaikovski.

