Esse post pode conter spoilers

Não sei se você se lembra da resenha de Toradora! que eu fiz aqui no blog, então antes de você saber o que acontece nos episódios especiais de Natal, é bom dar uma olhadinha e, se você nunca viu esse anime antes, fique sabendo que este post tem alguns spoilers.
Escolhi falar sobre esse anime novamente, apesar de conhecer mais alguns títulos que mostram o Natal, como o episódio 35 de Sakura Card Captors, Tokyo Godparents (que eu já resenhei aqui) e também um filme da Sailor Moon – Sailor Moon S: Hearts in Ice; mas o motivo de eu escolher os episódios 17, 18 e 19 de Toradora! é como o desenvolvimento da história dá uma grande virada durante estes episódios.
No episódio 17, o conselho estudantil está organizando uma festa para a Véspera de Natal e Taiga, que estava suspensa por entrar em uma briga ferrenha, retorna à escola com um comportamento bem diferente. O motivo? Ela quer ser uma boa menina no Natal, assim o Papai Noel não iria se esquecer dela este ano. Ela planeja bancar o cupido entre Minori e Ryuji, se autointitulando o Anjo do Natal.
Durante o episódio 18, a classe faz uns últimos ajustes para a festa da Véspera de Natal, mas Minori, por acidente, derruba a árvore que montaram com uma bola de beisebol e se sente culpada por estragar a estrela de cristal que deixava a árvore ainda mais natalina. Ela se esforça para juntar todos os cacos da estrela, mas se recusa a receber a ajuda de Taiga e Ryuji, ainda assim o garoto continua ao lado colando os pedacinhos. Mesmo que consigam recuperar a estrela e remontar a árvore, Minori continua se sentindo culpada e diz não querer participar das festividades.
Aqui é quando a maior virada acontece, no episódio 19. A Véspera de Natal finalmente chegou e todos se preparam para ir à festa. Taiga dá um dos ternos de seu pai a Ryuji, pois ela quer que tudo em seu plano de juntá-lo com Minori seja perfeito, enquanto ela se veste de maneira elegante com um vestido preto, luvas longas e um casaco. Ninguém sabia, mas Taiga planejou uma apresentação junto de Ami que acaba surpreendendo a todos os seus colegas. Antes que Ryuji pudesse perceber, a garota vai embora, afim de convencer Minori a ir à festa. Ryuji se sente preocupado por Taiga passar o Natal sozinha e decide se fantasiar de Papai Noel e prestar uma visita à menina, ela adora a surpresa, mas ainda assim exige que ele volte para a festa para se encontrar com sua pretendente. Apesar de parecer estar disposta a juntar os dois e imaginar que ambos se gostam o suficiente para estarem juntos, Taiga caí em si e percebe seus verdadeiros sentimentos por Ryuji, mas quando ela decide ir atrás do garoto já é tarde demais e ela não consegue alcança-lo, caindo em lágrimas.
Não sei se o Natal realmente traz essa magia ou se o fato de perceber que juntando Minori e Ryuji, Taiga estraria perdendo seu porto seguro e grande companheiro que a fizeram finalmente enxergar seus sentimentos pelo menino. Mas, de fato, esses três episódios dedicados a essa data tão especial marcam uma transformação na história, assim como nos faz notar detalhes que possam ter passado despercebidos nos episódios anteriores.
Toradora! continua sendo um dos meus animes favoritos e reassistir a esses episódios quando o natal está tão pertinho só deixa mais forte o meu vínculo com esses personagens incríveis.
