Vocês se lembram da música que mais gostavam quando eram crianças? Eu sim, e minha mãe sempre me contava a história de como eu dava meu jeito de ouvi-la, mesmo sendo tão pequena. Eu nasci no final dos anos 90, então ainda era muito comum ter em casa um tocador de fitas ou de vinil, no meu caso, o nosso aparelho de som tocava vinil, fita cassete e também o famoso CD e meus pais tinham uma coleção de discos bem variada com estilos bem diferentes. Um dos CDs continha a faixa Barbie Girl do Aqua e, a Gabi de quase 2 anos de idade, sabia bem como tocar a canção naquele aparelho de som. Minha mãe nunca entendeu como eu aprendi a tocar exatamente a música que eu queria e nem porque eu gostava tanto dela, mas achei que essa historinha já é motivo suficiente para escolher Barbie Girl como a Música da Semana.
Eu não sabia do peso e da mensagem que a música carregava naquela época, mas depois de crescida eu pude entender o que de fato ela falava e achei impressionante que uma música que parece tão bobinha e infantil pudesse ter um significado tão impactante.
Para quem não sabe, o hit dos anos 90 é uma bela critica social que também pode ter ajuda a cutucar a ferida e fazer com a imagem da boneca da Mattel mudasse junto com a opinião pública. É claro que na época as pessoas não enxergam tão bem o quanto a imagem irrealista e idealizada da boneca contribuía para uma imagem distorcida que as meninas projetavam sobre a sua aparência, pois os questionamentos e a inclusão de outros padrões eram ainda muito raros durante os anos 90 e só muito recentemente vemos a boneca incluir outros padrões de beleza entre sua linha de produtos, trazendo verdadeiro sentindo à frase “Você pode ser tudo!” da marca.
A letra crítica a maneira como a Barbie era super sexualizada e transmitia uma ideia fútil, coisa que a marca negou ser verdade e até tentou calar a canção com pequenas ameaças. Quem não é muito esperto muita vezes nem se liga em como algumas canções podem estar fazendo uma forte crítica social ou passam uma mensagem escondida e muitas vezes a gente só acaba ouvindo uma música pura e simplesmente pelo ritmo sem nos atentar em seu verdadeiro significado, mas eu digo aqui que fale a pena prestar um pouco de atenção, pois muitas coisas são bem mais do que a superfície.
I’m a Barbie girl, in the Barbie world
Barbie Giirl – Aqua
Life in plastic, it’s fantastic
You can brush my hair, undress me everywhere
Imagination, life is your creation
Ouça a música aqui:
