DICA: CRUELLA (FILME)

Sou suspeita para falar, pois eu adoro quando os estúdios trazem a origem de algum personagem em um filme todinho dedicado a ele, especialmente se tratando dos vilões – até porque eu acredito que sempre exista uma motivação por trás de toda a maldade que eles cometem – nos mostrando todas as suas camadas e o caminho que eles trilharam para se tornar o que nós conhecemos há tempos. A Cruella de Vil sempre foi uma personagem muito icônica na cultura pop, mas pouco se saiba do porquê ela ter uma relação tão esquisita com os dálmatas e por qual motivo ela era tão perversa, o filme da Disney, lançado no ano passado nos sana muitas dúvidas sobre a personagem, mas também surpreende em muitos aspectos que eu já vou contar para vocês.

Referências de moda constroem a narrativa vingativa em Cruella | Exame
Cruella

O filme é ambientado na Londres dos anos 70, que vivia a revolução do punk rock (então é de se esperar que a trilha sonora esteja recheada com muitos sucessos que os fãs do gênero conhecem), mostrando a história de Estella, uma jovem rebelde que nasceu com uma boa dose de perversidade. A mãe da menina sempre lhe pediu para esconder seu lado ruim e ser uma boa menina, mas bastava que alguém testasse seu limite para a garotinha estourar, causando que ela fosse expulsa da escola. Sem outra saída, Estella e a mãe se mudam para a cidade de Londres, mas, no mesmo dia em que chegam, um acidente fatal muda o destino das duas. A mãe de Estella foi pedir ajudar à Baronesa, uma designer de moda muito famosa e ainda mais cruel, mas os três dálmatas da poderosa mulher acabam a atacando e a mãe da menina morre ao cair de um penhasco.

Sozinha e sem ter para onde ir, Estella acaba encontrando com Jasper e Horácio, dois ladrõezinhos que se tornam sua nova família. Acontece que viver a vida roubando nunca fez parte dos planos da garota e seu sonho sempre foi se tornar uma grande design de moda e de quebra se vingar da cruel Baronesa. Quando Estella consegue finalmente estar perto da Baronesa, a Cruella começa a tomar conta e bolar planos icônicos e fashionistas para derrubar sua maior rival, o que a leva a viver uma vida dupla, como a novata no mundo da moda Estella, e a arrebatadora Cruella.

É claro que não podemos deixar de destacar os looks incríveis criados pela personagem ao decorrer do longa, que tornam as cenas ainda mais impactantes e memoráveis, fazendo com que esse filme não seja apenas a origem de uma vilã e sim uma celebração da moda e da liberdade de expressão tão aplaudidas na década de 70.

O filme causa grande quebra de expectativa, uma vez que nada é realmente o que parece e aquela personagem que muitas vezes foi temível se torna admirável e inspiradora, sem contar sobreo filme que eu realmente não estava esperando. Cruella consegue dar à personagem um status ainda mais definitivo de ícone e entra para o time das melhores live-actions que a Disney fez até agora.

Cruella – Trailer

Assista o filme pelo Disney+

Deixe um comentário