Há algum tempo eu fiz uma lista dos Livros que me Indicaram e dentre eles estavam os livros da série A Seleção. Como eu disse na postagem, esses são alguns dos meus livros favoritos (e a minha irmã até cansou do tanto que eu falei deles), e por isso eu decidi indicar essa leitura hoje para vocês.
Escritos por Kiera Cass, A Seleção se passa em um futuro em que os Estados Unidos se tornam os Estados Unidos da China e, Illéa, um jovem país dividido por castas sociais. America Singer é uma garota da casta 5, sendo então de uma família de artistas. Quando a menina sabe sobre a Seleção, onde 35 garotas são selecionadas para competir pelo coração do príncipe Maxon, ela só consegue imaginar o quanto aquilo seria um pesadelo, ainda mais quando ela pensa que isso significaria ficar longe de Aspen, o rapaz que ama. Apesar de ter que se mudar temporariamente para o palácio, ficar longe de sua família e de Aspen, lidando com constantes ataques rebeldes e uma disputa pela qual não desejava fazer parte, America tenta tirar o melhor proveito da situação, afinal, estar ali pode garantir condições melhores para a sua família e a menina não consegue resistir à deliciosa torta de morango servida ali. Ainda em seu primeiro encontro com Maxon, America deixa claro seu desgosto pela competição e chuta “as joias reais” do príncipe. Mesmo que a moça apresente resistência, nada impede que Maxon se encante por ela e venha a se apaixonar pela garota.
A Seleção não é apenas uma história de amor entre uma garota de uma casta baixa e um Príncipe, mas uma obra que traz aventura, suspense, críticas ao sistema político e social e um olhar diferente de como lidamos com certas diferenças. Ainda que Maxon e Aspen arranquem muitos suspiros, para mim o romance fica em segundo plano; a competição em si e a maneira como ela é exibida pela televisão do jovem país nos remete muito aos reality shows que nos deixam fissurados, mostrando situações absurdas que mostram que não importa a classe ou gênero, somos capaz de qualquer coisa para conseguir o queremos.
A série é dividida em duas fases, mas a que eu indico hoje para vocês – e também a que eu mais gosto – é a primeira, composta pelos livros A Seleção, A Elite e A Escolha. Os três livros são focados na história de America e Maxon, enquanto os outros livros; A Herdeira e A Coroa; são focados na filha do casal, a Eadlyn. A série conta com mais alguns livros, Feliz Para Sempre, que conta a história de como America e Maxon ficaram após a competição acabar e o príncipe fazer a sua escolha; e os contos, A Sereia, O Príncipe e O Guarda.

