COMO USAR AS SUAS SÉRIES E DORAMAS FAVORITOS PARA APRENDER UM NOVO IDIOMA

Eu sei que esse é um espaço onde a gente vem fazendo várias recomendações e discutindo sobre séries (mais outras muitas coisas) que nós duas acompanhamos, mas como nessa vida é 100% diversão e ser produtivo sempre nos deixa com um sentimento de satisfação, eu decidi trazer algumas dicas bem valiosas sobre como transformar o seu amor por alguma série em uma oportunidade de dar uma turbina no seu currículo.

O método que eu venho trazer para vocês me ajudou muito na hora de aprender inglês e espanhol e agora eu estou aplicando o mesmo método com o coreano. Na verdade, mesmo que eu esteja focando em séries você pode usar também filmes, mangás, livros, webtoons, webcomics, música e até mesmo jogos para ajudar na sua aprendizagem, assim você alinha algo prazeroso e de quebra adquire novas habilidades linguísticas.

Eu sei o quão desafiar é estudar um novo idioma, ainda mais quando você começa totalmente do zero e sem a ajuda de um um bom professor – algo que eu estou experimentando com o coreano agora – mas com muita força de vontade e dedicação qualquer coisa é possível, ainda mais quando você está fazendo algo que gosta e te traz uma tremenda satisfação. É claro que toda aquela coisa didática que as escolas costumam aplicar acabam nos desanimando ainda mais, sendo muito ortodoxas e tradicionalistas, por isso quando a gente encontra uma maneira mais confortável e inovadora de aprender, a nossa motivação acaba aumentando.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa! Já separa um caderninho para deixar anotado o que você precisa para conseguir destravar um idioma e poder finalmente entender as suas séries e doramas favoritos sem depender de legenda.

Antes de mais nada, se você está pensando em aprender um idioma que usa um sistema alfabético diferente do nosso, eu recomendo que você procure um aplicativo e estude por lá, assim você já terá uma boa base de alfabetização antes de tentar mergulhar na aprendizagem desse idioma. Como eu estou estudando coreano eu tenho 3 apps para recomendar que me ajudaram bastante na hora de aprender o alfabeto deles, o hangul: GG Korean, Write in Korean e Eggbun. Mas você facilmente encontra aplicativos para outros idiomas dentro da loja do seu aparelho, basta fazer uma busca rápida. Estudar o alfabeto e um pouco da gramática é muito importante para você de fato entender a estrutura do idioma, assim quando você for atrás de séries ajudar nos estudos, você já terá certo entendimento da língua.

Agora, quando você já tiver uma base do idioma que escolheu estudar, basta procurar séries do gênero que você mais gosta para enriquecer o seu vocabulário e aprender cada vez mais. Eu recomendo que vocês usam mais séries dramáticas ou de romance, pois a fala costuma ser um pouco mais lento do que o habitual, assim fica mais fácil de entender o que é falado, e assim fica mais fácil de fazer anotações.

Justamente por estarmos falando de assistir para estudar você deve esquecer do velho costume de assistir tudo dublado. Nessa hora a dublagem fica proibida! O jeito mais eficaz de se aprender é assistindo a série em seu idioma original e, quando você adquirir certo domínio sobre a língua é bom substituir as legendas em português por legendas no idioma original, assim vai ser um pulo até você nem precisar mais das legendas para entender o que está sendo falado.

Toda vez que você se deparar com uma palavra que ainda não conheça procure o significado imediatamente no Google ou em algum dicionário. Se você deixar para procurar depois, pode acabar esquecendo e isso vai atrasar bastante o seu ritmo de aprendizagem.

Não faça maratonas! Assistir muitos episódios num só dia pode acabar atrapalhando na sua concentração e vai tirar o seu foco. O melhor é separar de 20 a 30 minutos para assistir, fazer uma pausa para revisar as anotações que você fez durante o episódio e depois retomar para assistir o restante se o episódio for mais longo. É claro que se você tiver mais tempo para estudar é bom pegar suas anotações e fazer alguns exercícios com as novas palavras e frases que aprendeu no dia. Nessa hora vale a pena fazer pequenas gravações para você verificar se a sua pronúncia está correta e ver onde você precisa melhorar.

Tente pesquisar um pouco sobre o que fala o episódio, assim você terá uma noção de que tópico você deverá estudar naquele dia, pois é sempre melhor focar em uma coisa de cada vez ou invés de tentar aprender mil coisas ao mesmo tempo.

Uma coisa que eu tenho notado bastante na hora de estudar coreano é que na hora de aprender um idioma totalmente diferente do nosso é bem parecido com aprender o nosso próprio idioma ainda quando nós estamos aprendendo a falar. Ainda que seja bem mais simples quando somos crianças, já que o nosso disco rígido está praticamente vazio, as coisas que nos ajudaram a memorizar o que as coisas eram naquela época podem te ajudar nesse momento também. Por isso eu costumo fazer as anotações com cores diferentes e vibrantes, além de fazer pequenos desenhos ao lado das palavras para ajudar na hora de relembrar os cenários em que elas foram utilizadas.

Sempre que você quiser lembrar a pronúncia correta da palavra é bom assistir novamente àquela cena. Eu sei que as vezes é irritante ficar repetindo a mesma coisa toda hora, mas aqui a repetição ajuda bastante e quando você já é apaixonado por aquela série não vai ser um grande sacrifício, ainda mais se você for que nem eu que assiste a mesma coisa milhões de vezes e ainda assim fica com cara de “trouxa” e se derretendo sempre.

E se você também é desses que ama as OSTs das séries, é sempre bom pegar a letra das músicas para estudar. Eu sei que na hora de escrever uma canção alguns compositores acabam usando da licença poética, então é importante prestar atenção para ver se as frases possuem concordância gramatical ou se ele apenas decidiu jogar um monte de palavras aleatórias afim de transmitir alguma mensagem oculta como muitos compositores adoram fazer. Assim você também prática a gramática, que ainda pode ser a parte mais chatinha e difícil na hora de aprender uma nova língua.

Eu não vou prometer que fazendo tudo isso você saía fluente no idioma que escolheu aprender, até porque cada um tem um ritmo diferente na hora de estudar, mas eu sei que fazendo tudo isso eu aprendi muita coisa em inglês e espanhol, tanto que eu passei a ter sonhos e pensamentos nesses idiomas, algo que sinaliza que você já atingiu um entendimento tão avançado do idioma que você nem percebe quando muda de um para o outro.

Me lembro de estar pegando o metrô para ir a faculdade um dia e estar pensando somente em inglês. Eu fiquei bem surpresa na hora mas aí eu percebi que não precisava mais tentar traduzir as palavras na minha cabeça e que elas simplesmente eram processadas pelos meus neurônios tão facilmente quanto as palavras em português.

Espero que essas dicas te ajudem a finalmente aprender um novo idioma e eu fico esperando que alguns de vocês me deem o feedback de como vocês estão aplicando esse método para a sua aprendizagem!

Deixe um comentário