Música da Semana: Behind Blue Eyes

Hoje nossa música da semana é Behind Blue Eyes. A canção da banda The Who foi lançada em 1971 no albúm Who’s Next e já teve algumas gravações feitas por outras bandas. A música tem uma letra melancólica em um ritmo fácil de acompanhar.

Porque você escolheu esta música? O motivo que me levou a Behind Blue Eyes é porque eu e Gabi criamos playlist com nosso top 100 músicas favoritas, confiram em nosso Instagram, e em minha organização fora de ordem essa música ficou em primeiro. Então como eu poderia ter uma canção em primeiro lugar no meu top 100 e nunca ter falado sobre ela no blog? Certamente isso não poderia continuar dessa forma, por isso fiquem com um trecho da letra em seguida.

“Ninguém sabe como é

Ser o homem mau

Ser o homem triste

Por trás dos olhos azuis

Ninguém sabe como é

Ser odiado

Ser destinado

A contar apenas mentiras

Mas meus sonhos

Eles não são tão vazios

Como minha consciência parece ser

Eu tenho horas só de solidão

Meu amor é vingança

Que nunca é livre

Ninguém sabe como é

Sentir esses sentimentos

Como eu sinto

E eu te culpo”

Quem nunca foi um babaca e achou que estava certo? Que era a única saída? Claro, normalmente as pessoas acabam percebendo que estavam erradas. Porém, nessa canção esse não é o caso. E tem sempre aquelas pessoas que nunca percebem seus erros, jogando a culpa em cima dos outros. No mundo do entretenimento são os vilões que pensam assim e quem não gosta de um bom vilão?

A música é contada da perspectiva de um vilão, você lendo a letra isso fica claro. O protagonista da letra acha que está “destinado a contar apenas mentiras”, para ele ser o “homem mau” não foi uma escolha. Ele acredita no que diz e se vê como o injustiçado e culpa outra pessoa. Eu sempre torço mais para os vilões em qualquer tipo de narrativa fictícia então gosto bastante de Behind Blue Eyes.

Além disso, mesmo para os eternos fãs dos mocinhos a música também ajuda a entender um pouco a forma de pensar de todo personagem com índole má. E não é só na ficção que temos pessoas assim, quanta gente não faz coisas hoje em dia achando estar certas, mas que nos livros de história serão tratadas como atrocidades? Então, sem mais delongas, fiquem com a música que está no top do meu top 100.

Deixe um comentário