Não, esse anime não é sobre zumbis ou qualquer coisa do tipo, então não precisa fugir ainda que eu vou explicar direitinho do que se trata a dica de hoje.
Em Kimi no Suizou wo Tabetai (título original), Sakura Yamauchi é uma adolescente que precisa conviver com o fato de que morrerá a qualquer momento, pois o seu pâncreas deixou de funcionar normalmente. Ela prefere não contar sobre a doença para ninguém que a conhece, mantendo esse segredo apenas entre ela e a família e tentando viver a sua vida escolar da maneira mais normal possível. Acontece que ela acaba esquecendo o seu diário na sala de espera do hospital e seu colega de classe, Haruki Shiga – um garotto de vive isolado de todos – acaba descobrindo o seu segredo. O garoto parece não se importar com o que acaba de descobrir, mas Sakura se sente aliviada em poder compartilhar a sua jornada de conviver com a morte com alguém que conhece, propondo se eles sejam próximos até o dia de sua morte.
Shiga se sente incomodado com o fato de, após se aproximar de Sakura, seus colegas de classe começam a prestar atenção a ele, mas a menina faz de tudo para que ele não quebre a promessa e assim ela possa cumprir com todos os itens da sua lista de desejos antes de morrer.

O título pode parecer um pouco pesado, e como eu já apresentei um pouco da história do filme, chegou a hora de explicar o que ele significa. Logo no começo do filme, Haruki diz que a última mensagem que mandou para Sakura foi “quero comer o seu pâncreas” e logo entendemos o porquê de tal mensagem. Sakura havia dito a ele que vi em algum lugar que quando algo não está certo com alguma pessoa ele deve “comer” aquela parte de outra para que seu corpo se recupere e como o seu pâncreas não estava bem, ela diz a Haruki: “eu quero comer seu pâncreas”. Mesmo que o garoto se sinta irritada na hora, Sakura explica que ele é a única pessoa com quem ela pode conversar sobre essas coisas e essa frase acaba criando certo significado na relação dos dois personagens.
Se agora você ficou com muita curiosidade e quer assistir ao anime, saiba que apesar da melancolia que ele carrega, justamente por se tratar de algo tão delicado quanto a morte, ainda assim é um filme que vale muito a pena ser assistido e, por isso, você deve assistí-lo mesmo que precise de alguns lencinhos depois.
