Não é segredo algum que eu sou apaixonada pelas produções do Studio Ghibli, já que a maior parte dos posts que eu fiz sobre animes citavam meus títulos favoritos feitos por ele. O estúdio de filmes animados japonês é grande referência quando o assunto é anime, fundado em 15 de junho de 1985, em Tóquio, o Studio Ghibli conta com produções de longas, curtas-metragens e até mesmo comerciais. Dentre os títulos mais famosos estão “A Viagem de Chihiro”, “Meu Amigo Totoro” e “O Castelo Animado”.
Quem acompanha as produções do Ghibli deve saber que boa parte desses animados foram dirigidos ou pelo Hayao Miyazaki ou pelo Isao Takahata que, mesmo antes da fundação do estúdio, já faziam carreira de renome dentro da indústria cinematográfica japonesa.
Dentre as histórias fantásticas trazidas pelo Ghibli se encontram personagens inesquecíveis que marcaram a minha infância e me fizeram amar animes até hoje e por isso eu vim contar para vocês quais são meus 4 personagens favoritos dos animes do estúdio.
Calcifer de “O Castelo Animado”
Eu gosto tanto de “O Castelo Animado” e já assisti ao longa tantas vezes que fica bem difícil decidir qual de seus personagens é meu favorito, mas o Calcifer com certeza merece esse título. Desde que Sophie chega ao castelo de Howl, o demônio do fogo que movimenta o lugar já mostra toda a sua personalidade. Ele rapidamente percebe que a moça foi amaldiçoada e lhe oferece um acordo para que ambos sejam libertos de sua situação atual. Acontece que Sophie acaba se passando por faxineira para conseguir se manter no castelo e cumprir com o seu acordo e acaba colocando a vida do “foguinho” em risco causando algumas cenas bastante cômicos e impossíveis de serem esquecidas.

Chihiro Ogino de “A Viagem de Chihiro”
À primeira vista, Chihiro pode parecer apenas uma garota medrosa e mimada de 10 anos, mas a garota demonstra o seu esforço e perseverança ao decorrer de todo o filme. Ela se mantém leal a seus objetivos, apesar de não saber ao certo qual atitude deve tomar a seguir para conseguir transformar seus pais em humanos novamente e deixar a Casa de Banho da Yubaba. A menina se mostra determinada a trabalhar duro para conquistar a confiança da bruxa, que não parece estar disposta a cumprir com seu acordo. Chihiro chega a esquecer-se de quem é, mas quando é posta frente a frente com o seu objetivo central, acaba se lembrando de quem realmente é e quem está a seu lado para finalmente encontrar o caminho de volta (ou de chegada) até a casa.

Shizuku Tsukishima de “Sussurros do Coração”
Logo de cara me identifiquei com Shizuku e por isso decidi incluí-la nesta lista. A menina sonha em se tornar uma grande escritora e planeja ler o maior números de livros possíveis nas suas férias de verão. Apesar de ser uma história mais leve e bem mais próxima da realidade do que as duas anteriores, “Sussurros do Coração” não deixa de ser um dos melhores animes que já assisti. A garota de 14 anos ainda está descobrindo como lidar com seus sentimentos e decidindo qual caminho deve tomar na sua vida adulta, algo que todos nós já passamos um dia; ela sabe o que amo e, mesmo com medo das consequências, tenta se aventurar para ir de encontro daquilo pelo que é apaixonada.

Jiji de “O Serviço de Entregas da Kiki”
O gato preto da bruxinha Kiki acaba roubando a cena, mas isso não é novidade nenhuma. Kiki sempre se mete em confusão e Jiji é a única criatura capaz de ajudá-la, tirando a menina de qualquer apuro, como quando ele teve que se passar por um gato de pelúcia após Kiki perder o objeto que precisava entregar durante o vôo. Ele também ajuda no treinamento de bruxa da jovem, mas também perde a paciência facilmente quando as coisas não saem como planejado, mostrando o seu lado sarcástico.


Um comentário sobre “MEUS PERSONAGENS FAVORITOS DE ANIMES DO STUDIO GHIBLI”