Também conhecido como “Festim Diabólico”, o filme dirigido por Alfred Hitchcock tem muitas peculiaridades que fazem dele muito notável. Pensando na genialidade do diretor e na maneira como ele executou esse projeto, lhes trago esse filme incrível como a dica de hoje.
Sinopse: Brandon Shaw e Phillip Morgan são dois jovens com um plano um tanto tenebroso – cometer um assassinato sem que ninguém desconfie. Eles matam seu colega da Universidade de Columbia, David Kentley e depois dão um jantar no local do crime (e também onde o corpo está escondido), apenas para ter a sensação de como seria cometer o crime perfeito e provar a sua superioridade intelectual. Os convidados do jantar incluem o Sr. Kentley, pai da vítima, sua tia, a Sra. Atwater, sua nova, Jane Walker e o ex-namorado de Jane que também era amigo próximo de David, Kenneth Lawrence.
O corpo de David é escondido em um baú de madeira que é usado por Brandon como mesa para servir o banquete da noite, Durante todo o jantar os convidados questionam a ausência de David, levando Rupert, professor da escola preparatória que frequentaram e que aparece depois, a desconfiar dos rumos que a conversa acaba levando e do comportamento de Phillips em relação à toda a situação.

O restante do filme não irei contar, se não você certamente não se sentiria disposto a assisti-lo…
O filme acontece todo dentro de um apartamento e, por isso, parece bem simples, mas posso te garantir que não é não. Ainda que a ideia da história seja um tanto macabra e afaste algumas pessoas, o fator mais intrigante é como Hitchcock montou o filme. Ao todo são 10 planos sequência que mais parecem ser um só, criando certa fluidez que nos faz acreditar que estamos observando tudo bem de perto. Além da montagem impecável o filme conta com outras curiosidades, a maior parte dele foi gravada todinha nesse cenário do apartamento dos personagens, tendo um espaço bem limitado para que a equipe pudesse gravar as cenas; esse é o primeiro filme do diretor em cores; durante muitos anos, o filme lançado em 1948, ficou inalcançável para o público, já que o diretor comprou o direito de distribuição de alguns de seus títulos para deixar de legado para a sua filha, Patricia Hitchcock, voltando aos cinemas em 1984.
Eu sei que esse tipo de história parece ser encontrada somente em filmes, e esse que é baseado na peça de Patrick Hamilton, também tem um pé na realidade, já que foi inspirada no assassinato cometido por dois estudantes da Universidade de Chicago, Nathan Leopold e Richard Loeb.
Você pode encontrar mais curiosidades sobre “A Corda”/ “Festim Diabólico” no blog 385 filmes
O filme está disponível para locação no Youtube
