Dica do Dia: Kotaro Vai Morar Sozinho

O anime Kotaro Vai Morar Sozinho da Netflix não promete muito, mas entrega tudo. Até o momento o anime só tem uma temporada com dez episódios curtos, menos de 30 minutos por episódio. A série é baseada no mangá Kotarō wa Hitori Gurashi do mangaká Mami Tsumura, a Netflix adaptou esse ano a obra em um dos melhores animes que vi em muito tempo.

Hiroshi Satо̄ é o responsável do roteiro da adaptação que foi dirigia por Tomoe Makino. Como o nome já diz, a série é sobre Kotaro Satо̄ um garoto em idade pré-escolar que vai morar sozinho. O menino não tem muito dinheiro, então acaba morando em um conjunto simples de apartamentos. Ele vai para a pré-escola e logo faz amizade com todos os seus vizinhos, em especial o artista Shin Karino.

Karino é um mangaká preguiçoso, ao menos no principio, ele já ganhou prêmios por seu trabalho e vive disso. Quando ele conhece o seu mais novo vizinho não liga muito no começo, porém logo percebe o quão perigoso pode ser para uma criança vivendo sozinha e decide cuidar dele.

O prédio é composto por vários moradores estranhos, entre eles Isamu Tamaru que adora crianças, tem um coração mole, mas nunca perde sua pose de Yakuza. Temos também a adorável Mizuki Akitomo, uma acompanhante de luxo que está tentando sair de uma relação abusiva. Além dos vizinhos gentis, Kotaro conhece e muda a vida de várias pessoas ao seu redor.

O anime é do gênero comédia e cotidiano (slice of life), porém ele entrega muito mais que um simples desenho para dar risada. Kotaro decide viver sozinho porque não tem seus pais por perto, não vou dar spoiler, o jovem garoto já sofreu muito em sua curta vida e só quer um pouco de sossego. Ele sempre teve que ser independente e não entende porque seu honorável vizinho fica seguindo e cuidando de si.

Karino simpatiza com o garoto da porta ao lado e decide agir como seu guardião, mesmo não tendo obrigação legal, ele cuida do menino como se fosse seu. Os dois aprendem muito um com o outro, assim como seus amigos. Quando comecei a ver o anime achei que era só algo fofo e divertido para relaxar, mesmo que o anime ainda seja tudo isso, ele é muito mais.

Kotaro Vai Morar Sozinho dá aula sobre como citar de forma delicada assuntos problemáticos tais como negligencia e abandono infantil, relacionamento abusivo, rejeição e morte. Mesmo tratando de todos esses tópicos, o anime não perde sua leveza.

Sem dúvidas, Kotaro Lives Alone (titulo em inglês) se tornou um dos meus animes do gênero cotidiano favorito. Acompanhar nosso jovem protagonista é refrescante por varias razões, principalmente pela esperança que só uma criança pode demonstrar.

Mesmo tendo um passado conturbado, Satо̄ é um menino normal em vários momentos. Ele está sempre brincando na escolinha com seus amigos, é obcecado por um desenho animado, não gosta de ver outra coisa, e tem fé que um dia vai se reunir com seus pais e todos serão felizes.  Não deixem de dar uma chance a uma das melhores produções originais da Netflix.

Onde assistir: Netflix.

Deixe um comentário