Se você ainda está começando assistindo séries asiáticas deve ter ficado um pouco surpreso quando viu a palavra dorama e com certeza se fez a parte, por que essas séries são chamadas assim?
Dorama é a pronúncia japonesa da palavra Drama, portanto quando dizemos que uma série é um dorama queremos nos referir a uma dramatização. Quando queremos falar de produções de países como o Japão, a China, a Coréia do Sul, a Tailândia e até mesmo Taiwan. O termo originalmente é usado para descrever as séries ou novelas japonesas, mas como no geral as produções asiáticas são referidas como dramas elas passaram a ser chamadas também de doramas e que as acompanha dorameiros.

Mas se um Dorama é um Drama pode também ser uma série de comédia ou fantasia, por exemplo?
Aqui Drama se refere a uma dramatização, ou seja, a maneira como a série é feita, prestando bastante atenção na atuação, na montagem e na cinematografia, fazendo com que o material final seja de alta qualidade. Quando dizemos que uma série é um dorama não queremos dizer que é uma série do gênero drama e por isso podemos encontrar em doramas diversos outros gêneros, como fantasia, sci-fi, terror, comédia e romance.

E qual é a diferença de um Dorama para outro tipo de Série?
Se você está acostumado com as séries produzidas e distribuídas por grandes produtoras norte-americanas ou por serviços de streaming mais globais, você deve ter notado que muitas séries são super extensas, com muitos personagens e temporadas. Supernatural, série da CW, por exemplo, chegou a ter 15 temporadas no total, contando com cerca de 20 episódios por temporada; quem acompanhou a série praticamente cresceu com o Dean e o Sam, mas deve concordar que a série teve mais temporadas do que precisava (risos). Acontece que os doramas são um tanto mais curtinhos, muitos deles não passam de uma temporada e tem entre 10 e 20 episódios, mas isso também difere de país para país e de como a série é distribuída.
Um K-drama (dorama coreano) que vai ao ar pela TV coreana, geralmente tem um só temporada com cerca de 12 ou 20 episódios. Mas quando falamos de um web-drama produzido no mesmo país temos um pequena diferença na duração, isso também pode divergir de acordo com o gênero do k-drama. Vamos usar como exemplo os BLs que eu tanto amo; Semantic Error, que atualmente é minha favorita, teve 8 episódios com a duração de cerca de 25 minutos; mas Light on Me (outra que eu adoro) teve 16 episódios com uma duração de cerca de 30 minutos. Ambas as séries são distribuídas de forma digital e são baseadas em webtoons, ainda assim têm durações bem distintas. Mas se eu for usar como exemplo uma série que foi transmitida pela TV coreana, posso citar Vincenzo, que teve 20 episódios com um pouco mais de uma hora de duração cada.
Já quando olhamos para as produções chinesas, notamos que são um tanto mais extensas do que as coreanas. Os Indomáveis, por exemplo, tem 50 episódios com a duração média de 40 minutos. Confesso que quando vi a quantidade de episódios me espantei um pouco e achei que nunca ia conseguir terminar tudo aquilo, mas esse C-drama é tão bom que rapidinho os episódios se foram e eu tive que assistir de novo pelo menos 4 vezes.
Para falar a verdade, quando se tratam dos dramas Japoneses, Taiwaneses e Tailandeses eu acabo só assistindo aqueles que são do gênero BL mesmo. Ainda assim eu tenho certo conhecimento sobre essas produções já que eu sou bem curiosa e acabo acompanhando bastante coisa.
As Lakorns, como são conhecidas as séries tailandesas também podem ser bem diferentes dependendo de que as produz. Eu já fiz um post todo dedicado às produções BL da GMMTV, mas além desse canal da TV tailandesa, os fãs dos dramas desse país também devem estar familiarizados com os dramas da Line TV e da WeTv. A primeira Lakorn que eu assisti foi Tharn Type, mas depois de um tempo eu já nem sei mais se gosto tanto assim dessa série e, no momento, Cutie Pie é a minha favorita.

No que são baseados os doramas?
Os doramas, como qualquer outra série, podem ser baseados em muitas coisas, mas de acordo com cada país se tornam um pouco mais específicos. É comum que os dramas tailandeses sejam baseados em novels (aquelas que a Luana vive falando por aqui), como é o caso de quase 100% das séries que eu assisti do país, alguns exemplos são 2gether, Tharn Type, Cutie Pie e Manner of Death. Quanto aos doramas japoneses, é comum que sejam baseadas em animes ou mangás, assim como acontece com Cherry Magic! e Given.
Dentre os doramas, eu costumo acompanhar mais os K-dramas, e é comum que eles sejam baseados em webtoons/manhwas (que são como mangás coreanos). Os webtoons que se tornam grande sucesso na internet facilmente viram produções televisivas que fazem tanto sucesso quanto; grandes exemplos disso são True Beauty, Semantic Error, Business Proposal e Itaewon Class.

Existem muitas coisas para discutir sobre doramas, mas vou deixar esses assuntos como pauta para outros posts, assim a gente sempre aprende mais sobre essas séries que conquistaram o mundo afora e também trocamos figurinha sobre os dramas que estamos acompanhando no momento…
Me conta aí, qual seu dorama favorito?

2 comentários sobre “POR QUE AS SÉRIES ASIÁTICAS SÃO CHAMADAS DE DORAMAS?”