Hoje nossa música da semana vai ser um pouco diferente do que vocês estão acostumados comigo, a canção do dia é Rindo à Toa da banda de forró Falamansa. Coincidentemente, o grupo paulista de forró se formou no ano em que nasci (1998). A música da semana foi lançada no álbum Deixa Entrar em 2000.
Porque escolhi uma música que não rock hoje? Várias razões, sendo que a principal é que fui recentemente, junto de minha família, em um rodizio de espetos muito legal chamado Kombi do Carvão. O local fica em Tremembé, um bairro tranquilo na ZN de São Paulo, perto de onde resido. Lá uma banda local tocou diversos sucessos nacionais, dentre os quais estavam Rindo à Toa.
O som foi tocado quando estávamos deixando o local e ficou na minha cabeça a semana inteira. Além disso, eu já vi um show ao vivo do Falamansa quando criança e Rindo À toa é uma das únicas músicas que me lembro de ouvir a banda cantando.
O desempenho que assisti foi em uma pequena cidade no interior de SP, onde meu pai mora, chamada Águas de Santa Barbara. Além das minhas ligações pessoais com a canção, a letra é muito legal e verdadeira, fiquem com um trecho dela.
“Doeu, doeu, agora não dói
Não dói, não dói
Chorei, chorei
Agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo pra comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razões pra cantar
Ha ha ha ha ha
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Aha, aha”
Todo mundo sofre por alguma razão, nos últimos anos a vida não tem sido fácil para ninguém. Ir ao mercado agora pode ser até razão para chorar quando vimos o quão difícil esta se alimentar. Porém, como a música fala “um sorriso ajuda a melhorar” às vezes nós precisamos sorrir para nos convencermos de que está tudo bem.
Brasileiros são conhecidos por estrangeiros como alegres, felizes, receptivos, mas nós sabemos que essa impressão que eles possuem de nós se deve a nossa maneira de lidar com a dor. Quando reclamar não vai resolver porque não rir à toa?
Fazer piada, fingir que está tudo bem, é uma forma de lidar com adversidades. Depois de ter desabafado, chorado, o que resta é sorrir, erguer a cabeça e ir atrás de uma solução para o problema. Então, fiquem agora com a música Rindo à Toa.
