DICA: LUPIN III: O CASTELO DE CAGLIOSTRO

Como boa amante dos animes do Studio Ghibli, assistir a outros trabalhos do nosso querido Hayao Miyazaki não é nenhum sacrifício. O primeiro filme de longa-metragem para os cinemas dirigido por Miyazaki é a minha Dica de Anime de hoje.

Para quem não conhece, Lupin III é uma série de mangás muito famosa que traz as aventuras de um grupo de ladrões liderados por Arsène Lupin III, neto de Arsène Lupin, o ladrão cavalheiro da série de romances de Maurice LeBlanc. A gangue de Lupin viaja o mundo para roubar os mais diversos tesouros e vive fugindo da lei, criando muita confusão por onde passam.

Mas eu não vim aqui falar de mangá, até porque eu não sou nenhuma especialista e mal leio a essas publicações, o assunto que vamos tratar é o filme, que por acaso eu gosto bastante.

O Castelo de Cagliostro

Ambientado em um lugar fictício chamado Ducado de Cagliostro, o filme traz uma aventura inesperada para o nosso ladrão. Lupin e Jigen chegam ao local montanhoso e cercado por lagos enquanto fogem após assaltar um Cassino em Mônaco. Durante a fuga, os bandidos descobrem que o dinheiro roubado é falso e por isso o chefe do bando decide voltar para Cagliostro. Logo após a sua chegada, ele se depara com uma jovem noiva em fuga que está sendo perseguida por um grupo de homens e, vendo a situação da moça, não pensa duas vezes em ajudá-la.

Após descobrir a identidade da noiva, Clarice, filha de um falecido grão-duque, Lupin se envolve em uma série de intrigas. Além de estar a procura d um valioso tesouro, o ladrão acaba se envolvendo na trama de Clarice e seu noivo, que é um poderoso conde.

Os planos de Lupin se tornam ainda mais difíceis porque tanto o conde quanto a Interpol estão na sua cola, fazendo com que ele se desdobre para descobrir quais segredos escodem o Castelo Cagliostro.

Esse anime é bastante marcante, não só por ser uma trabalho de Miyazaki anterior ao Studio Ghibli, mas também por seu enredo envolvente, design atraente e a dose certa de aventura, intrigas, comédia e drama. Apesar de ter alterado boa parte da personalidade original dos personagens do mangá, o longa-metragem do diretor recebeu elogios da crítica e se tornou um grande marco em sua carreira.

Se você gosta de histórias de anti-heróis, O Castelo de Cagliostro é uma ótima dica para assistir nesse fim de semana e está disponível no catálogo da Netflix.

Deixe um comentário