Como eu já havia dito, comecei a ler webtoons por conta dos kdramas que assistia e, vendo o número de kdramas bl que ainda vão estrear este ano que são baseados em webtoons, fiz uma lista detalhada daqueles que vou ler e comparar com as suas adaptações e trazer aqui para vocês a minha humilde opinião. Para abrir a temporada de comparações, vim falar para vocês de Blueming, série dirigida por Hwang Da Seul, mesma diretora de Where Your Eyes Linger e To My Star.
Quando eu soube que Hwang Da Seul iria dirigir mais um bl é claro que fiquei bem empolgada, afinal eu amo os trabalhos anteriores da diretora. O trailer da série me chamou a atenção logo de cara, mas o tema abordado é o que mais me fez querer acompanhar a essa história. Baseado no webtoon Who Can Define Popularity (Quem Pode Definir Popularidade), o drama traz a tona uma discussão sobre como vivemos de aparências.
A História

Cha Si Won fez de tudo para dar a volta por cima e se tornar uma versão melhorada de si mesmo, após sofrer rejeição durante a infância por ser uma criança gordinha, ele se manteve firme em dietas, exercícios e em mudar todo o seu comportamento para que as pessoas ao seu redor gostassem deles – afinal, nossa sociedade, infelizmente, se baseia em aparências; quem é mais bonito geralmente é melhor tratado pelos outros.
Agora que Si Won está na faculdade, ele acredita que a sua boa aparência vai ajudá-lo a ter muitos amigos e ser tratado com respeito por todos, mas ele começa a se sentir intimidado por seu colega de classe, Hyung Da Won, que todos acreditam ser o cara mais bonito e gente boa do campus.
A Personalidade dos Personagens

No webtoon e também na série, Cha Si Won é sempre cauteloso e evita mostrar a sua verdadeira personalidade, mantendo sempre uma boa impressão para que as pessoas tenham quase nenhum motivo para desgostar dele. Mas quando está com Da Won, a personalidade real de Si Won é exposta e ele não consegue se controlar. Tudo que Da Won faz parece irritar Si Won e ele tenta manter a distância pois vê o rapaz com um rival que quer roubar toda a atenção para si próprio.
Mas se formos falar de Da Won, o jeito como é mostrado no drama é bem diferente do que vemos no webtoon. Primeiro porque na série o personagem é alguém bem tranquilo que parece não se importar com toda a atenção que recebe e tampouco se importa em ser o melhor em tudo. O oposto acontece no manhwa e talvez seja o motivo pelo qual Si Won parece estar tão irritado durante os primeiros capítulos. Da Won é extremamente narcisista e tenta fazer tudo com perfeição, ele sabe que é bonito e faz questão de deixar isso claro e ainda acha um absurdo que alguém desgoste dele. Pelo menos é isso que Si Won pensa sobre Da Won logo de início.
É claro que quando ambos os personagens começam a se aproximar e criam um laço mais definido, a opinião de Si Won sobre Da Won muda completamente, mas leva bastante tempo para entendermos o que de fato se passa com o personagem.
Tanto na série quanto no manhwa, Si Won sofre quando fotos suas da infância são reveladas causando grande alvoroço no campus. Na série a foto é distribuída por um sênior que tem inveja do rapaz, mas no webtoon quem espalha o passado de Si Won é a garota que o rejeitou anos atrás, Yu Jin.
O Curta-Metragem Produzido Pelos Personagens

No drama, Si Won escreve um cenário baseado em sua vida que acaba ganhando o maior prêmio do festival de cinema promovido na universidade. A produção do filme desempenha um papel importante na trama da série. Acontece que nada disso vem do webtoon, o relacionamento dos personagens se desenvolve em meio às atividades do conselho estudantil e não durante a produção de um filme.
O curta-metragem também se torna motivo do grande conflito entre os dois e também afeta a relação de Si Won com a sua mãe na série. Eu até entendo porque a diretora decidiu seguir por um caminho diferente do webtoon, já que os dois personagens mal passavam tempo juntos durante a história e, com tão poucos episódios, seria difícil desenvolver sua relação de maneira plausível.
Logo no início da série vemos que em todas as atividades e trabalhos acadêmicos, Si Won e Da Won são colocados no mesmo grupo, o que faz com que Si Won não consiga fugir do rapaz e seja obrigado a passar boa parte de seu tempo com ele, o que o faz perceber os verdadeiros sentimentos de Da Won. Enquanto no webtoon, como eu já citei, eles mal se encontram, já que estão muitos ocupados com as atividades do conselho estudantil e com a preparação de um festival na universidade, mas a distância faz Si Won perceber seus próprios sentimentos e fazer com ele queira se aproximar de Da Won.
Do Ba Woo e Mais Personagens que não vimos na série

Do Ba Woo é um dos colegas de classe de Si Won e Da Won, mas não o vemos participar tão ativamente na trama quanto no webtoon. Na versão da comic, Do Ba Woo é um personagem bastante importante e chegamos a conhecer um pouco da sua história, graças ao seu conflito com Hoong Ji (que nem é citado no drama).

Ambos têm uma relação bastante complicada devido a falta de atenção e pouca destreza de Hoong Ji em reconhecer os sentimentos de Ba Woo.
Temos oportunidade de saber o porquê de Ba Woo agir da forma que age e o motivo dele ser tão reservado assim, ainda descobrimos que ele canta e toca alguns instrumentos, sendo o motivo pelo qual Hoong Ji decidiu estudar música.
A Mãe de Da Won e sua relação com a família
No drama a mãe de Da Won aparece quando Si Won ganha o grande prêmio no festival e ela convida o rapaz para um almoço/jantar. Na mesma cena, Si Won deixa a mesa e vai ao toilet, mas na volta ouve a conversa de Da Won com a mãe e descobre que só ganhou o prêmio por conta da influência do rapaz e que a mãe dele nem acha que o filme fosse digno de tamanho reconhecimento.
No webtoon, a mãe de Da Won mora fora do país e por isso não tem muito tempo para passar com o filho. Ela sempre o trata com muita doçura e o apoia em correr atrás daquilo que o faz feliz. Ela até chega a conhecer Si Won, mas não sabe que ele é a pessoa de quem Da Won havia falado, mas diz que o rapaz tem boa aparência e chega a conversar sobre seu filho contando como ela pode ter errado na maneira em que o criou.
A mãe do rapaz diz que ele tem “síndrome de bom filho/moço” e faz de tudo para agradar a todos e Si Won se vê na descrição que a mulher faz. Ela conta como, por causa das suas condições financeiras, Da Won sempre foi privilegiado e por isso deveria sempre ser gentil com os outros, mas que isso causou muitas feridas no rapaz, já que ele sempre achava que era culpado pelas coisas ruins que aconteciam com os outros e que ele não poderia se sentir mal quando não lhe machucavam ou lhe tratavam mal.
Aos poucos Si Won foi percebendo que aquela mulher estava falando de Da Won, pois com o desenrolar de sua relação ele descobre que o rapaz vive escondendo o que realmente sente e pensa, vivendo apenas para agradar ao próximo.
Veredito Final

Apesar de existirem muitas diferenças entre o webtoon e o drama, eu gostei bastante das duas versões. É claro que no manhwa podemos conhecer os personagens melhor e por isso acabei criando mais afeto por eles ao ler todos os 70 capítulos do que assistindo a série. Na série vemos a história de Si Won, mas nunca nos é revelado a verdadeira fase de Da Won, por isso o webtoon é uma boa oportunidade para conhecê-lo mais.
Em relação às cenas românticas, gosto muito mais de como elas foram mostradas na série, já que no webtoon os dois personagens não tem muitas oportunidades de demonstrar seu afeto. O final do webtoon também foi bem diferente do que eu esperava e o autor até explicou o porquê de ter seguido por esse caminho, mas ainda assim tenho direito de achar um pouco decepcionante; não que o final do drama seja muito mas impactante, mas consegue passar um clima bem mais gostosinho.

Onde assistir a série: iQiyi
Onde ler o webtoon: Manta

2 comentários sobre “COMPARAÇÃO: WHO CAN DEFINE POPULARITY E BLUEMING”