Existem músicas que a gente gosta logo de cara e nem sabe o porquê, mas ganham mais sognificado quando alguém que fez parte de um momento importante ou marcante da sua vida lhe apresentam a essa música. A música que eu escolhi eu conheci através de uma amiga do Ensino Médio que era muito fã do John Mayer e por quem eu guardo muito apreço, apesar de não manter mais o contato. Ainda que a vida tenha mudado tanto desde aquela época e a vida adulta nos tenha colocado em caminhos diferentes, essa música sempre me faz lembrar dela e de como nós achávamos que nossa amizade ia ser bem diferente do que hoje.
Naquela época eu não dominava tão bem o inglês como agora, é até difícil acreditar que eu não iria precisar de legendas para assistir boa parte dos filmes e séries que gostava e nem para entender a letra de uma música que eu costumava ouvir, mas não era bem assim antes. Me lembro que a maioria dos alunos não eram bons no inglês, apesar de fazerem cursos extras no fim de semana, eu estudava por conta própria e não sabia o quanto estava avançando, mas um amigo que era muito bom no inglês sempre me ajudava a entender melhor o idioma. Boa parte dos 3 anos de Ensino Médio éramos um grupo de quatro pessoas, essa amiga que me apresentou a música, o amigo que era muito bom em inglês (e em todas as outras matérias), uma outra amiga que fazia aniversário dois dias antes de mim e eu (que nunca acreditei que era mesmo aquilo tudo que as pessoas me diziam). Muita informação? Acredito que sim! Mas vocês já devem saber que eu gosto mesmo é de contar histórias e quando venho falar de alguma música que gosto muito acaba sendo uma história mais longa e íntima…
Agora eu entendo que de sensual a música só tem a sua instrumentalidade e isso me faz pensar em como a gente acaba interpretando uma canção pura e simplesmente pelo seu ritmo ou pelo seu título quando não conhecemos bem um idioma. Gravity é uma canção bem mais triste do que eu imaginava e me parece mais com uma daquelas que ouvimos quando sentimos todo o peso nas nossas costas do que em um jantar romântico.
Não posso dizer que essa é exatamente a intenção de John Mayer com a canção, mas quando ele diz que a gravidade está trabalhando contra ele e que ela quer derrubá-lo, tenho a sensação de que ele está dizendo que quer fugir de sua realidade dura, pois seria mais fácil desistir de tudo do que encarar o fato que os seus sonhos e esperança estão bem mais distantes de si.
Oh, gravity stay the hell away from meOh, gravity has taken better men than meHow can that be?
Gravity – John Mayer
