Finalmente Jujutsu Kaisen 0 foi lançado nos cinemas brasileiros. O filme se passa antes dos acontecimentos do anime e é inspirado pelo capítulo zero mangá em que o anime se baseia. A espera por ele foi longa, tendo sido adiado após já estar com a data marcada. A questão que fica é se vale a pena pagar o ingresso para ter a experiência de ver Jujutsu Kaisen 0 nos cinemas? Para responder a essa questão, vamos primeiro falar do filme.
O longa-metragem é focado em Yuta Okkotsu e não exige reais conhecimentos prévios do anime ou do mangá. Dito isso, ele traz uma enxurrada de tristeza para quem segue o mangá. Quem segue o blog já sabe, eu amo o anime, já falei dos meus personagens favoritos, e sigo o mangá. Vou sim dar spoiler neste texto, mas primeiro falarei do enredo geral do longa.
No filme conhecemos o jovem Yuta, um jovem que quando criança prometeu se casar com Rika, sua paixão de infância, quando crescessem. Porém, ela foi tragicamente atropelada em um acidente trágico e sangrento. Mas Rika não foi embora, na verdade em seu amor por Yuta a criança virou uma maldição de classe especial (uma das mais fortes). Agora ela assume uma forma assustadora, que eu acho fofa ela é minha princesinha, e protege Yuta matando seus inimigos.
O jovem Okkotsu agora tem uma poderosa maldição, com muita energia ressentida em si, ele tenta ser sempre gentil e anda sempre com dor por todos que morreram por “sua causa”. O sua causa está em aspas, claro, porque ninguém espera ser amaldiçoado e ele é um bebê que por mim pode matar quem quiser que eu passaria pano, não que ele fosse fazer isso. A vida de Yuta parece estar condenada a perdas e dor, quando entra nosso amado Gojou.
O professor é um feiticeiro de nível especial do Colégio Técnico Metropolitano de Tóquio, uma escola onde é ensinado a feiticeiros como combater maldições, frutos de energia ressentida. Gojou decide trazer Yuta para de baixo de suas asas, indo contra o alto escalão do mundo de Jujutsu, ele diz que irá ensinar o seu mais novo aluno a controlar seu poder e o usar para enfrentar o mal.

O jovem Okkotsu não está muito animado no começo, ele é inseguro e tem medo que Rika machuque mais alguém, mas ele quer ajudar ela a se livrar da maldição e também fazer amigos então acaba aceitando. Porém, seus poderes logo chamam a atenção do ex-aluno mais amado de Tóquio, o único ex-melhor amigo de Gojou, e para as fujoshi de plantão seu provável único amor, Getō Suguru.
O filme é incrível, divertido, violento o suficiente para ser interessante, mas não o bastante para impedir que adolescentes o vejam. Quem não lê o mangá, ou não vê o anime, Jujutsu Kaisen 0 é um entretenimento divertido que pode levar a saber mais do mundo em que se passa. Porém, para aqueles que foram aos cinemas depois de ler todos os capítulos disponíveis do mangá as lagrimas são inevitáveis. Quem não segue o mangá pare aqui, o resto do texto pode conter spoilers.
Para os leitores que seguem o mangá de Gege Akutami, vocês sabem o quanto nós sofremos com muitas mortes no arco de shibuya. Não só mortes recentes, como o fato de termos descoberto que o Getou não é o Getou e que tem um desgraçado no corpo dele causando toda destruição que nos arrasou. Além disso, perdemos professores, alunos, além do diretor, mortes que abalaram todos os fãs. Mesmo que eu ainda tenha esperança que alguns deles irão voltar. Então, assistir o filme pode causar lágrimas por nos lembrar dessas mortes.
A narrativa nos mostra aqueles que nos deixaram ainda vivos e bem, e para pessoas emotivas como eu isso acaba levando ao choro por pensar que não os veremos mais no presente. Além disso, o filme mostra o que levou a suposta morte de Getou, mesmo que a cena de Gojou matando ele não seja exibida. E sim, não estou nem aí para o que falam no mangá, vou usar suposta morte até o fim porque não consigo acreditar que Gojou matou o melhor amigo.
Tudo que disse acima sobre como o filme se sente ainda é verdade, porém ele também é emotivo e carrega bastante spoilers para acontecimentos do mangá. Para todos que só viram o anime, eles irão ver o filme e se divertir sem entender o que estão vendo. Mas para nós que sabemos a verdade, ele irá causar dor e sofrimento, junto da incrível sensação que é ver como Yuta era quando mais jovem e inexperiente.

2 comentários sobre “Vale a Pena ver Jujutsu Kaisen 0 nos Cinemas?”