A Maldição da Residência Hill é uma série de terror da Netflix, Mike Flanagan é o criador do programa que foi lançado em 2018, à série é baseada no livro de Shirley Jackson.
A narrativa é um show sobrenatural contado em duas linhas temporais diferentes, uma quando a família Crain acaba de se mudar para a residência Hill. Já a outra são os cinco irmãos da família Crain já adultos, cada um com seus problemas sendo forçados a lidar com seu passado obscuro após a morte da caçula da família. Morte essa que os lembra da trágica e confusa perda de sua mãe.
O elenco da série é composto pelos atores que fizeram as versões mais jovens e mais velhas dos irmãos Crain sendo eles: Elizabeth Reaser e Lulu Wilson como Shirley; Kate Siegel e Mckenna Grace como Theo (Theodora); Victoria Pedretti e Violet McGraw como Nell (Eleanor); Oliver Jackson-Cohen e Julian Hilliard como Luke; Michiel Huisman e Paxton Singleton como Steven. Também temos a Carla Gugino como Olivia Crain, matriarca; além de Henry Thomas e Timothy Hutton como Hugh Crain.

A série é um drama sobrenatural que nos conta a vida dos Crain, a família já está acostumada a se mudar de casa. Olivia e Hugh Crain compram casas antigas e as reformam para a venda. Quando eles se mudam para a residência Hill ambos acreditavam que seria seu ultimo projeto, tecnicamente foi mesmo. A intenção do casal era vender a mansão gigante por uma grande quantia de dinheiro e construir um lar definitivo para seus filhos. O que não imaginavam é que ficariam presos a ela por diversas tragédias consecutivas.
No passado Shirley era uma criança normal, de noite era atormentada por barulhos de cachorros que os empregados da casa diziam não existir. Ela brincava com os irmãos, via algumas coisas estranhas e seguia em frente. Sua primeira interação com a morte foi uma ninhada de gatinhos que encontrou na casa e decidiu cuidar, porém nenhum resistiu. Isso junto da morte de sua mãe definiu seu emprego no presente como tanatopraxista e dona de um necrotério/funerária com o marido.
Steven sempre foi o mais cético dos irmãos, no passado ele era o mais velho e não acreditava nas experiências que os irmãos contavam. Cresceu cercado de fantasmas, vendo coisas que não estavam lá, porém não percebia o que via. Quando cresceu escreveu sobre a experiência de sua família na residência Hill o que causou atritos com seus irmãos. Um escritor sobrenatural que não acredita nem nos fantasmas que viu, porém tudo muda quando ele olha o fantasma de Nell.
Theo é a filha do meio, desde criança sempre foi a mais sensitiva de todos, ela sente a verdade por trás das coisas, pessoas e animais só de tocar nelas. Não importa o quão sombrio é o passado ou futuro de alguém, ela saberá ao tocar. Quando adulta usou seu dom, que sempre lhe pareceu uma maldição, para o bem. Ela se tornou uma psicóloga infantil ajudando a mudar vidas. Sua vida amorosa, por outro lado, não é nada resolvida. Ela se envolve com uma mulher frequentemente, mas nunca deixando isso se tornar muito sério.
Luke é gêmeo de Nell, caçula da família e uma criança crédula ele sempre foi bem atormentado por fantasmas. Seus pais nunca acreditavam em nada que ele dizia, seus fantasmas o perseguiram (literalmente) até sua vida adulta. Tentando parar de ver algo que não deveria estar lá, Luke se envolveu com drogas. Agora como um ex-viciado ele precisa lidar com a perda da gêmea e fazer seus irmão finalmente entenderem que ele e Nell não estavam mentindo.
Nell é a outra caçula da família, a mais assombrada de todos. Quando se mudou para Hill começou a ser perseguida por uma mulher de pescoço torto. Junto de todos os eventos que rondou a morte de sua mãe, Nell pode ter crescido, mas nunca se recuperou de seus fantasmas. Após a morte de seu marido, Nell volta a ver a mesma mulher que começou a enxergar quando criança. Ela segue a assombração para sua antiga casa e lá morre de forma trágica.

Com a perda da irmã, os Crain são forçados a se reunir e desenterrar seu passado obscuro. Primeiro vamos elogiar o elenco que deu um show de atuação. As crianças e os adultos estavam bem sincronizados, passando veracidade em cada personagem independente da linha temporal.
Agora sobre a série, ela é assustadora? Em certos pontos, mesmo que acredite que a segunda temporada, da qual ainda falarei aqui, seja mais. A Maldição da Residência Hill é mais triste e tocante do que qualquer outra coisa.
Nós nos sentimos assombrados junto dos irmãos, eles se tornam importantes para quem assisti a série. Você só quer que eles fiquem bem, que eles vivem, a incerteza do futuro deles foi aquilo que me assombrou de fato até o último episódio.
Não que a série não saiba como causar medo, longe disso, o que mais me impressiona no roteiro da série são que as reviravoltas da trama e dos próprios fantasmas nos pegam de surpresa e assustam mesmo horas depois que assistimos ao show. Quem viu a série deve se lembrar de o quão surpreendente, aterrorizante e triste foi saber a verdade sobre a mulher do pescoço torto.
Cada irmão tem sua particularidade, seus problemas e sua forma de lidar com o luto, os irmãos Crain são tão realistas quanto possível e isso é importante no enredo. Ver alguém com emoções humanas normais cometer erros enquanto tenta acertar, lidar com fantasmas de formas diferentes é o que me prendeu na série até o fim.
Como você lidaria com o terror de estar cercado de fantasmas? De coisas estranhas acontecerem o tempo todo? Você acharia respostas para tudo e escreveria sobre isso como o Steven? Você superaria toda a perda entrando de cabeça no mundo da morte, para ver que ela é natural e não assustadora como a Shirley?
Você usaria sua sensibilidade e sua propensão de saber a verdade por trás de tudo como a Theo? Procuraria fugas da realidade pouco saudáveis e destrutivas como o Luke? Ou como a Nell, passaria a vida lembrando, procurando médicos e tratamentos, só para no fim se deixar consumir por seus fantasmas?
Como você viveria depois de tudo isso e, mais importante, como seria ser forçado a lidar com o passado e buscar a verdade? Você quer saber como os irmãos agiram, quer saber quem os assombrava? Corre para ver a série na Netflix.
Onde assistir: Netflix.

3 comentários sobre “Dica do Dia: A Maldição da Residência Hill”