Nossa resenha do dia é sobre um filme de romance BL vietnamita. Beef, Cupcakes and Him foi lançado ano passado, o longa-metragem talvez nem devesse ser chamado assim já que só tem 54 minutos, porém o filme é uma graça e não atoa nossa dica do dia.
Quando estava procurando um BL para ver no submundo dos fansub, me deparei com a capa desse filme e já fui atraída imediatamente para ele. Oril Nguyen dirigiu esse BL sobre comida que entra para uma lista muito longa. Não sei por que o mundo culinário é um tema tão recorrente nos dramas asiáticos, só sei que amo com paixão esse gênero. Digo gênero sim, quem é fã de BL sabe que comida é um tema tão comum que já pode ser um gênero próprio.
Beef, Cupcakes and Him conta a história de Thien Hy, um chefe de cozinha que trabalha há muito tempo em um restaurante de comidas ocidentais. Ele mora com a irmã mais nova, Ngan, que esta terminando a faculdade. A vida dos irmãos esta voltando a normalidade quando sua mãe, que mora na terra natal de Hy, pede que ele abrigue e ajude um antigo vizinho a conseguir um emprego.
Chien Thang chega e com ele lembranças do passado de Hy, na juventude Thang costumava implicar com o protagonista. Porém, agora os dois estão vivendo juntos sob o mesmo teto. Tudo se complica quando, logo no começo do filme, o jovem Thien descobre que perdeu o emprego. Sua irmã logo vem com a solução, vender comida online. Agora Thang e Hy devem deixar o passado de lado para que ambos possam focar em um futuro melhor.

O filme é curto, porém traz muitos temas com eles. O casal protagonista consegue nos convencer o suficiente de sua rápida evolução de amigos para amantes. O que pode ser um problema são os personagens secundários e inimigos dos protagonistas. Mas a narrativa consegue fechar bem as pontas e o que importa realmente é o casal que entrega tudo.
A produção traz como havia dito inimigos ao longo da trama, cuidado com spoiler, desde o antigo chefe de Hy que tem inveja do talento do chefe e quer se vingar dele, até um ex-namorado ciumento e a mãe de Thang que não fica nada feliz quando descobre o quão próximo os antigos vizinhos são.
Cada personagem cumpre seu proposito, o antigo namorado só aparece para fazer nosso amado cozinheiro perceber que está perdendo tempo e partir para ação com o colega de casa. O chefe e a mãe aparecem como os verdadeiros antagonistas, ambos cumprindo seu papel de dar aquele drama clichê necessário em todo romance.
No fim, exatamente como deveria, o amor prevalece e a cena de encerramento é fofa, porém muito curta. Já vi o filme umas duas vezes depois que o descobri, sem duvidas verei novamente, minha principal critica é que gostaria de uma hora a mais de filme só de Hy e Thang sendo amorzinhos um com outro. Porém, essa geralmente é minha opinião em todo romance. No geral, o filme vale bem a pena, especialmente por ser curto, você não vai se arrepender de gastar 54 minutos com esta produção.
