Não é nada difícil perceber o quanto eu gosto dos BLs coreanos, ainda mais aqueles que são baseados em manhwas e, como é sempre bom conciliar uma coisa a outra, trago mais uma comparação para vocês. Cherry Blossoms After Winter se tornou um dos meus kdramas queridinhos, me fazendo sempre querer mais e mais sobre essa história, por isso eu não poderia deixar de ler ao webtoon e acompanhar os bastidores dessa adaptação incrível. Se você também adorou o drama, esse post é todo especial para você. E se você ainda não conhece a história do Haebom e do Taesung, espero que esse post seja o suficiente para te fazer ir agora mesmo assisti-lo.
MANHWA

Cherry Blossoms After Winter é um webtoon escrito e ilustrado por Banwoo e está disponível no tappytoon, trazendo uma história cheia de reviravoltas e muito romance, entre Seo Haebom e Jo Taesung.
Sinopse: Quando os pais de Haebom acabam falecendo, a mãe de Taesung se torna sua guardiã e por isso os dois meninos, ainda crianças, são obrigados a conviver na mesma casa. Taesung parece não aceitar Haebom dentro de sua família, e a amizade que os dois mantinham antes da tragédia se desgasta rapidamente, os tornando apenas conhecidos. As coisas começam a mudar quando os meninos passam a estudar na mesma classe e Taesung descobre que Haebom sobre bullying de seus colegas de classe. Afim de afim de aliviar os problemas de seu velho amigo, Taesung passa a se aproximar novamente dele e enfrenta os valentões que o infernizam, o que faz Haebom questionar os verdadeiros motivos pelos quais Taesung se importaria tanto. Acontece que Haebom nem desconfia do verdadeiro motivo pelo qual Taesung se afastou dele no passado, tampouco quais são seus verdadeiros sentimentos.
A primeira coisa que eu gostaria de dizer sobre o webtoon é o trabalho impecável de Banwoo ao ilustrar a história, o autor até disse que foi difícil manter o mesmo estilo durante todas as temporadas da publicação, mas ainda assim eu devo dizer que cada traço ali é simplesmente perfeito e acompanha perfeitamente o desenvolvimento dos personagens.
Durante as quatro temporadas disponíveis vemos Haebom e Taesung passarem de adolescentes a adultos, a enfrentarem a família, a sociedade e muitos outros fatores que insistiam em entrar no caminho de sua felicidade. Apesar das dificuldades e de alguns dramas, os dois sempre escolhem um ao outro, mantendo sua relação intacta, um dos motivos pelo qual eu gostei tanto do desenvolvimento do relacionamento deles. É claro que existem momentos em que eles escondem uma coisa ou outra do outro ou tem medo de se abrirem e por isso a comunicação falha, mas pouco a pouco eles se ajustam a todas mudanças de serem um casal e conseguem equilibrar bem as coisas no final das contas.

Algo que vou deixar avisado aqui é que, apesar do drama ser todo fofinho (o webtoon também é), no manhwa você vai encontrar momentos mais quentes entre os personagens quando eles entram na fase a adulta e começam a explorar mais sua sexualidade. A vida sexual dos dois acaba gerando até momentos engraçados por conta da vitalidade infinita do Taesung e o sedentarismo e inocência do Haebom, mas posso garantir que nada disso tira a doçura que a história tem.
KDRAMA

Agora que eu já falei um pouco sobre o webtoon, vamos saber mais sobre o kdrama. Na série o Haebom é interpretado pelo Ok Jinuk, enquanto o Taesung é interpretado por Kang Hui, e eu posso garantir que o que não falta entre os dois é química, o que já garante pelo menos 50% do meu interesse no drama.
A série faz um ótimo trabalho em adaptar a história original e por isso pouca coisa é diferente do webtoon, mas é claro que por conta dos poucos episódios (que também são curtinhos) muita coisa que você vê no manhwa não chega a acontecer no drama, mas isso nem de longe é ruim, já que muitas coisas que poderiam adicionar aquele drama que nos tira o sono até o próximo episódio não foram adicionadas e o ritmo em que a relação entre o Haebom e o Taesung se desenvolve acaba ficando mais natural. Como eu disse ali encima, o webtoon é um pouco mais picante do que o drama, então ali você vai ver mais momentos doces e fofos entre o casal, mas nada sacana (mas vai que eles decidem fazer outra temporada, aí eu já não garanto nada).

Depois de ler alguns webtoons do gênero BL, eu notei que boa parte deles mostra esse lado mais picante nas histórias, mas quando eles são adaptados para uma série, dificilmente esse tipo de cena ganha foco, talvez porque a Coréia ainda precisa evoluir muito na aceitação em relação a comunidade LGBTQIA+ ou porque é muito raro que algum kdrama tenha cenas tão explicitas assim e eu até gosto que seja assim.
Diferente de muitos K-Bls, Cherry Blossoms After Winter só lançava um episódio por semana, então não pareceu que a série acabou rápido demais com os oito episódios e deu aquela sensação de se aproximar aos poucos de cada personagem.
Além da relação amorosa de Haebom e Taesung, eu gostaria de destacar o desenvolvimento pessoal do Haebom. No começo ele era um personagem bem inseguro e que se conformava com as coisas ruins que aconteciam com ele, deixando tudo passar para não se tornar um peso para a Sra. Ha (mãe do Taesung), se tornando cada vez mais confiante e aberto em relação a seus sentimentos à medida em que ele e o Taesung se tornavam mais próximos e ele aceitava seus próprios sentimentos.
Se você ficou interessad@ e quer assistir a série, ela está disponível no Viki.
