Música da Semana: Quase sem Querer

A música da semana é Quase sem Querer da banda nacional Legião Urbana. O grupo musical do gênero rock foi um grande sucesso no Brasil, quando seu fundador, o saudoso Renato Russo, faleceu a banda se desfez. Porém, mesmo hoje décadas após seu encerramento, Legião Urbana segue sendo um sucesso cujas músicas já renderem até filmes.

Quase sem Querer pode não ter um conteúdo digno de filme, como Eduardo e Monica e Faroeste Caboclo. Mas mesmo assim é uma das letras mais bonitas desses astros tão talentosos. Além de Renato Russo ser mais uma grande estrela queer, que infelizmente nos deixou muito cedo, nossa escolha da semana tem muito haver com meus pensamentos sobre o passado e o futuro.

A letra fala sobre estar confuso, sabe aquela sensação de não saber bem quais os próximos passos de sua vida? Quando tudo que você precisa é de uma luz? A canção fala disso e também de como quando estamos nesse limbo emocional, geralmente, é devido às mentiras que contamos para nós mesmos.  Fiquem com um trecho da letra para entenderem melhor.

“Quantas chances desperdicei

Quando o que eu mais queria

Era provar pra todo o mundo

Que eu não precisava provar nada pra ninguém

Me fiz em mil pedaços pra você juntar

E queria sempre achar explicação pro que eu sentia

Como um anjo caído, fiz questão de esquecer

Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira

Mas não sou mais tão criança

Oh, oh

A ponto de saber tudo

Já não me preocupo se eu não sei porque

Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê

E eu sei que você sabe quase sem querer

Que eu vejo o mesmo que você”

A primeira estrofe, do trecho acima, é uma dos meus favoritos da banda em geral, me identifico tanto que é difícil descrever em palavras, mas irei tentar. Por vezes, acabamos perdendo tanto tempo pensando no que os outros irão pensar. Quando era adolescente sempre tentava provar que não me importava com a opinião dos outros. Ao fazer isso, só mostrava o oposto.

Como pode ver com a letra, ela também e uma declaração para aquela pessoa especial que gera sentimentos confusos em seu peito. Quando você finalmente acha alguém que te entende, os pensamentos dos terceiros e suas próprias constantes autodúvidas acabam mudando um pouco, para melhor ou pior dependendo do tipo de relação que vocês têm. Antes de deixarem vocês com Quase sem Querer preciso dizer o quão contagiante e fácil de seguir é a obra da Legião Urbana.

Deixe um comentário