FILMES LGBTQIA+ MARCANTES

Não sei vocês, mas eu acredito que a arte seja um agente de transformação muito forte, seja para ascensão social ou como ponto de partida para adquirir conhecimentos e abrir novos horizontes. Foi por meio do cinema e da TV que eu pude entender e respeitar melhor o espaço individual de grupos com os quais eu não tinha tanto contado, foi também por meio destas artes que me tornei curiosa e ativa em defender o acesso à igualdade e por isso usei o cinema e as artes cênicas como base para escrever a minha tese para a graduação em Jornalismo. Para quem não sabe, a Luana e eu escrevemos um livro dedicado a artistas LGBTQIA+ que trabalham com o cinema e as artes cênicas, usando a Jornada do Herói para entender quais foram seus desafios nessa caminhada e, durante todo o processo de pesquisa eu pude refletir mais uma vez sobre como o cinema me ajudou a ter a visão que eu tenho hoje em dia.

Dentre todos os filmes que fizeram parte da minha jornada de aprendizado e entendimento, alguns se tornaram muito marcantes para mim e eu gostaria de compartilhar com vocês quais são eles em uma breve lista que traz histórias emocionantes e que nos trazem esperança de que um dia o jeito que você ama e o jeito que você vive a sua vida não seja visto como um problema por ninguém.

Com Amor, Simon

Em uma história leve e cheia de doçura, Simon, um estudante de 17 anos, descobre que um de seus colegas de escola também é gay, mas ambos não se assumiram para ninguém. O rapaz passa a se corresponder por email com esse garoto, de codinome Blue, onde passam a servir de incentivo um ao outro em sua jornada para sair do armário, mas o que Simon não esperava é que fosse se apaixonar e ter a chance de viver a sua grande história de amor.

Leia a minha resenha sobre o filme aqui

Assista ao filme no Disney+

Com Amor, Simon

Carol

No drama de época, Carol conhece a aspirante a fotógrafa Therese Belivet que trabalha em uma loja de departamentos em Manhattan. Pouco a pouco as duas mulheres criam um vínculo que acaba se tornando um relacionamento proíbido que acaba sendo descoberto por investigador particular contratado pelo marido de Carol. A mulher entra em uma briga pela custódia da filha e por isso seu romance com Therese precisa ser interrompido, desenvolvendo uma trama em que as prioridades devem ser postas em cheque.

Assista ao filme na Netflix

Carol

Me Chame Pelo Seu Nome

Quando Oliver chega até a propiedade dos Pearlman para ser assistido pelo patriarca da família, Elio desenvolve sentimentos pelo rapaz que o fazem explorar seus desejos e deperta a sua descoberta pela sexualidade.

Apesar de ter assistido ao filme mais vezes do que eu possa contar, aqui o motivo dele entrar para a lista gira em torno das emoções expressas na trama e do diálogo de aceitação e acolhimento entre Elio e seu pai. Eu fiz uma resenha sobre o livro que inspirou este filme e você pode lê-la aqui.

Assista ao filme na Netflix

Me Chame Pelo seu Nome

A Garota Dinamarquesa

Quando a artista Gerda Wegener pede ao seu marido Einar para posar como uma modelo feminina para seus quadros, ele passa a entender porque não se enxerga em seu corpo e passa pelo processo de resignação de gênero, sendo a primeira mulher trans a se submeter a tal procedimento, renascendo como Lili Elbe.

Assista ao filme no Starplus

A Garota Dinamarquesa

Deixe um comentário