E ESSE TAL DE YURI/GL O QUE É?

Na semana passada a Gabi trouxe para vocês um post especial explicando os termos yaoi e BL que nós tanto usamos aqui. Hoje, para concluir nosso especial do mês do orgulho trago para vocês a explicação dos termos yuri e GL.

Vamos lá, basicamente Yuri é o oposto de Yaoi, quando alguém diz que um anime, mangá ou novel é yuri quer dizer que trata de uma história de amor entre garotas. Não tem muito segredo nisso, mesmo que seja difícil descrever uma história exata o gênero provavelmente ganhou mais força graças a fãs apaixonados que criavam conteúdos não oficiais.

Lily Fever

Porém, o termo yuri começou a ser utilizado na década de 70 quando o gênero se tornou mais oficial. Claro que décadas antes disso já existiam ficções asiáticas que tratavam, ou tentavam, do tema, mas não era como hoje em que você encontra mangás publicados em qualquer lugar.

Como a Gabi explicou, yaoi é voltado mais para meninas e yuri principalmente no começo era voltado para o publico masculino. Sem surpresa, já que o relacionamento de garotas é um fetiche para homens heterossexuais. Porém, indo na contramão do outro gênero, yuri se tornou bem popular entre garotas. E o que isso quer dizer? Conteúdos diversificados, mas antes de explorar um pouco mais o que quero dizer vamos falar dos outros termos.

Strawberry Panic

GL quer dizer Girls Love (amor de meninas em tradução livre) e enquanto yuri é mais usado para falar dos animes e mangás, GL é um termo que você perceberá ser mais comumente usado para falar das séries asiáticas, os doramas. Além disso, um termo muito utilizado por mim aqui no blog é shoujo-ai que quer dizer um yuri não muito explicito, por vezes com o romance implícito na história.

No Brasil, também é normal usarmos o termo Orange em contrapartida com o lemon do yaoi. Um yuri orange é mais explicito, ou como gosto de dizer um jeito educado de chamar um pornô em 2d. Mesmo que esses termos sejam típicos para tratar da cultura asiática, eu costumo usar GL e BL para séries ocidentais também com as mesmas temáticas.

Agora vamos aos clichês das histórias, como disse anteriormente o gênero yuri é na verdade feito para diversos públicos. Então, você acha histórias de variados clichês desde os que eu classifico como “desculpa para pornô fanfarra”, além de “fantasias variadas com incesto” e  por ultimo os “romances para te causar diabetes”.  Ou seja, você acha conteúdos diversificados fáceis de agradar a diversos públicos, isso quando o assunto é um anime ou mangá.

Transit Girls

Séries GL não são tão populares no Brasil como acho que deveriam ser, por isso, pode ser mais difícil achar fansubs que legendem os projetos como é com BL. Mas eles existem, ainda mais se você souber ler inglês ai os gêneros inventados por mim acima também serão facilmente usados. E eu falei de séries, mas filmes asiáticos GL são bem populares e mais fáceis de achar.

E como eu comecei a gostar desse gênero? Bem, tudo começou com um anime hentai perturbadoramente interessante que uma amiga me apresentou quando tinha uns 12 ou 13 anos. Na época, ela comentou sobre os gêneros equivalentes com outros tipos de casais (lemon e orange) então acabei pesquisando. Mas como já disse antes no blog, Sakura Trick foi o que de verdade me introduziu para esse mundo sem volta.

Inugami-san to Nekoyama-san

Mesmo que na época não assistisse doramas gl, a série ocidental gl que me mudou para sempre foi The L World de quem ainda falarei aqui no blog. A série foi pioneira em focar em diversos relacionamentos lésbicos e muito a frente de seu tempo. Até hoje, acho que nenhuma série superou o que ela fez.  Mas voltaremos ao assunto em um dia especifico onde abordarei melhor minha relação com o show.

Decide por hoje não fazer nenhuma lista, até porque no blog você vai acha-las facilmente e nas legendas das fotos desse post já tem indicações. Prometo no futuro trazer mais conteúdo yuri/gl para os fãs de carteirinha. Então, curtiu nossos posts dos gêneros? Se não leu o da Gabi sobre yaoi, corre lá você não vai se arrepender.

5 comentários sobre “E ESSE TAL DE YURI/GL O QUE É?

Deixe um comentário