Música da Semana: Capim Guiné

Nossa escolha de música da semana é Capim Guiné do Raul Seixas, o cantor brasileiro de rock sempre será meu cantor favorito. Mesmo ele tendo morrido anos antes de eu nascer, não tem um só dia que uma de suas músicas não sirva para descrever meu dia.

A escolha de hoje se deve a duas razões, a primeira é que assisti a incrível obra prima brasileira O Auto da Compadecida. O filme nacional é sem dúvidas um patrimônio que todos conhecem ou ao menos deveriam. O longa-metragem se passa no sertão e a música Capim Guiné sempre me coloca no clima de interior.

A outra razão da nossa música da semana é minha mãe que está indo visitar meu pai no interior de São Paulo. A viagem dela me deixou no clima de sitio, um clima que eu muito feliz curtirei do conforto da minha casa na capital já que nunca fui muito fã de cidades pequenas.

Mesmo que eu evite qualquer local onde as pessoas não briguem com idiotas parado no lado esquerdo de uma escada rolante, ainda tenho muitas lembranças boas referentes a Águas de Santa Barbará, cidade que meu pai vive.

Ele tem uma chácara lá e sempre luta para manter suas plantas vivas, tanto devido a período de seca quando aos animais de todo tipo que aparecem por lá. Para entender como isso se relaciona com a canção, fiquem com um trecho da letra.

“Com muita raça, fiz tudo aqui sozinho

Nem um pé de passarinho

Veio a terra semeá

Agora veja, cumpadi, a safadeza

Cumeçô a marvadeza

Todo bicho vem prá cá

Num planto capim-guiné pra boi abaná rabo

Eu tô virado no diabo

Eu tô retado com você”

Só quem conhece a vida na fazenda irá entender o sentimento de frustação descrito por Raul na letra acima. Porém, não é preciso nada para vocês se encantarem pelo ritmo animado, letra contagiante e o clima de paz e alegria que a música passa. Na verdade isso é o que eu sinto toda vez que ouço uma música do saudoso Raul Seixas. Então sem mais delongas, ouçam nossa música da semana e cantem Capim Guiné junto do cantor.

Deixe um comentário