UMA NOITE DE CRIME: FILMES E SÉRIE

Uma Noite de Crime é uma franquia que engloba, até o momento, cinco filmes e uma série. Tudo começou em 2013 quando o primeiro filme da saga foi lançado ao mundo pelo talentoso James DeMonaco que não só é o criador, roteirista e produtor das narrativas como diretor na maioria deles.

Mas afinal, o que é The Purge (título original), em uma versão não tão distópica assim dos EUA um governo fascista cuida do país. O partido dos Novos Pais Fundadores, conhecidos como NFFA que é a sigla em inglês do nome do partido (New Founding Fathers of America), tomam o governo e estabelecem uma nova lei mortal com o intuito de aumentar a riqueza americana (mas riqueza de quem? Acho que você sabe a resposta).

Por 12 horas, uma vez ao ano, todos os crimes, inclusive assassinato, são permitidos. Nessa noite infernal, quem quer se “purificar” pode fazer o que quiser enquanto as pessoas normais, e sãs, tentam apenas sobreviver. A narrativa da NFFA para vender seu governo contra os direitos humanos é que depois de liberarem seus demônios nessa única data que é o feriado do expurgo, os cidadãos vão estar no seu melhor comportamento o resto do ano.

O pior é saber que essa ideia seria comprada por muitos nos dias de hoje, é triste viver em um país que um grupo de pessoas de fato consideraria a ideia. Claro que apesar do primeiro filme mostrar como as pessoas acreditam mesmo nisso. Tendo como ponto de vista uma família com um ótimo sistema de segurança apenas tentando sobreviver, todo o resto da franquia quebra a ideia e mostra o óbvio que aquilo é só uma fachada mal feita para líderes que só querem saber de lucrar.

O mundo de terror é composto por várias histórias soltas, de pessoas que tentam seu melhor para sobreviver, e daqueles que acreditam piamente que é ok sair matando e abusando de pessoas porque o governo permitiu. Como disse anteriormente, a partir do segundo filme, incluindo a série, vemos como a NFFA realmente faz com que os números de pessoas abaixo da fome diminuam.

Apesar de estar relacionado ao feriado sangrento, não está relacionado às ideias da “purificação” e sim ao fato de o governo financiar grupos paramilitares para irem até as regiões periféricas e matarem os mais pobres. Na verdade, qualquer um que os burgueses safados por trás da NFFA virem como “empecilho”.

Apesar do que Maquiavel escreveu o homem não é mau por natureza, então ao longo da franquia conhecemos muitas pessoas que querem o fim do expurgo. Existem pessoas que se sacrificam para tentar ajudar os outros e regras não escritas seguidas a risca mesmo pelos mais fieis a purificação.

Porém, tão pouco acredito em Rousseau que o homem nasce bom, mesmo que as pessoas sejam sim corrompidas pela sociedade. Durante todo o universo estendido de The Purge vimos pessoas que não tinham nenhuma intenção de quebrar direitos humanos básicos no inicio da noite, se rendendo por não ver (ou ter) saída ao longo das 12 horas.

Além da série que está disponível na Prime Vídeo, você acha a maioria dos filmes no streaming. Não vou me aprofundar em cada história dos filmes, apesar de que se quiserem, posso um dia voltar para detalhar os melhores projetos da saga. Mas vou dizer um pouco do que difere a série dos filmes.

Enquanto resumir 12 horas de tragédias em um filme de 1h30 é extremamente difícil, mostrar isso em uma série de 10 episódios é bem mais fácil. Os filmes escolhem uma história central, com pequenos paralelos relacionados, focando nos principais momentos dos eventos que antecedem a noite, além das 12 horas em si. Já a série traz várias histórias separadas de pessoas, que sem saber, vão acabar conectadas umas as outras durante a noite por um único maníaco muito rancoroso.

Assistir os filmes é divertido, lembrando que eles contêm violência gratuita e citação a diversos crimes brutais. Já ver a série é literalmente embarcar, quase minuto por minuto, na noite dos personagens e sofrer com eles.

A ordem de assistir não é muito relevante para mim, já que apesar de roteiro ser fruto da mente de um roteirista perturbado (como todos os bons), a franquia segue os clássicos formatos de filmes de terror e ação. Vocês vão tomar spoilers sobre os eventos relacionados ao partido do mal, mas nada que estrague a história e como disse antes, no geral, são tramas soltas contadas em cada um.

Então, se você esta pensando em começar a ver Uma Noite de Crime meu conselho é ver o primeiro filme e depois ir seguindo o fluxo que achar melhor. Apesar, de que eu Luana sempre vejo tudo na ordem de lançamento porque gosto de consumir os produtos na ordem em que os produtores e diretores pensaram neles.

Deixe um comentário