Há algumas semanas eu indiquei três animes para te deixar com depressão, mas havia deixado de fora um muito importante que até hoje me faz chorar só de pensar nele que é Ano Hana. Na verdade, o nome completo do anime é um pouco grande sendo Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai.
A produção de 2011 foi dirigida por Tatsuyuki Nagai e feito pela produtora A-1 Pictures. Mari Okada escreveu a ligth novel que foi lançada no mesmo ano, após isso foi criado o mangá e um filme. Mas estamos hoje aqui para falar do anime, Ano Hana é um drama sobrenatural muito triste e perfeito.
Um grupo de amigos de infância é separado após a trágica morte de um de seus membros, nossa amada Meiko “Menma” Honma morreu quando criança em um acidente. A menina que amava muito os amigos volta em forma do mais doce fantasma. Jinta “Jintan” Yadomi é o único capaz de ver o fantasma de sua amiga de infância, ele acredita que Menma é só uma alucinação e demora a entender que a garota esta mesmo presa como fantasma.
O grupo de amigos de nossa amada “Gasparzinho” se chamavam de Os Super-Protetores da Paz e eram inseparáveis e tinham até uma base secreta onde tudo acontecia. Mas a vida acontece de forma trágica às vezes, o anime mostra isso de forma dolorosa.

Um dia Jinta que amava Meiko só que não admitia a magoou e logo depois ela faleceu e ele nunca teve a chance de se desculpar. O grupo dos amigos na verdade se sentem culpados pelo acontecimento, mesmo que tentem esconder e agir de forma indiferente.
Menma está de volta e com seu doce coração é um fantasma feliz, já perdoou todos os amigos e só quer ver eles juntos e felizes de novo. Então, a garota tenta fazer Jintan se aproximar dos outros novamente. E o grupo de amigos ao perceber que a garota esta mesmo de volta, tenta descobrir como libertá-la para o que vem depois da morte.
O anime é triste e lindo ao mesmo tempo, ele mostra os personagens aprendendo a lidar com o passado, se perdoar pelos erros cometidos e seguir em frente sem nunca esquecer sua amada. Menma não ajuda apenas seus amigos, como aos telespectadores com sua doçura. Quando ela finalmente se vai, deixa mensagens para os membros e o fim do anime nos deixa deprimidos e pensando sobre a vida.
Mas uma história engraçada da minha relação com o anime, no ensino médio eu e meu grupo de amigos decidimos dublar uma cena da narrativa em inglês como nosso trabalho de escola. Apesar de que o vídeo nunca vai ver a luz do dia, só quem estava na sala naquele dia pode presenciar nossa humilhação, foi divertido dublar os personagens mesmo que tenha ficado ridículo.
Onde assistir: Crunchyroll
