Não tenho intenção nenhuma de causar polêmica e os adolescentes de hoje em dia que me perdoem, mas não se fazem filmes teen como antigamente. Eu até tento assistir a alguns lançamentos recentes do gênero, mas volta e meia acabo me decepcionando com a abordagem que escolhem e a maneira de resolver as coisas. Mais do mesmo e nada de especial. Afinal, porque é tão difícil superar os clássicos?
10 Coisas que Eu Odeio em Você foi lançado lá em 1999, 23 anos atrás e eu nem tinha completado 1 ano de idade ainda, mas isso não significa que não passei diversos anos assistindo ao filme na Sessão da Tarde e, mesmo sem ela, vira e mexe eu coloco o filme para rodar depois de ficar horas procurando um outro que me interesse.
Acontece que é difícil esquecer das cenas icônicas e toda aquela nostalgia que o filme oferece. O sentimento que ele me traz não seria atingido por quase nenhum filme saído do forno (aguardando ansiosamente por Vermelho, Branco e Sangue Azul, na esperança de isso acontecer), e por isso ele continua sendo tão atrativo para mim.
Mas se você ainda está um pouco longe de chegar na casa dos vinte, talvez você não conheça este longa e não vai ter como concordar ou discordar de mim, por isso vou tratar de apresentar a história para vocês.
Cameron acaba de se mudar de escola e logo no primeiro dia vê Bianca, e ele coloca na cabeça que precisa conquistá-la. Acontece que namorar a garota é missão impossível, já que seu pai tem uma regra: Bianca só pode namorar se sua irmã mais velha, a Kat, esteja namorando também, e a irmã mais velha não tem nenhum plano de chegar perto dos garotos do colégio.
Com a ajuda de Michael, Cameron bola um plano quase infalível. Colocar Joey Donner na rodada para que ele pague Patrick para sair com Kat, deixando o caminho mais fácil para Cameron. Acontece que Bianca na verdade está interessada em Joey e usa Cameron para conseguir convencer a irmã mais velha e ter passe-livre para namorar o crush, até que ela perceba que Joey é um cabeça de vento.

O filme até tem aqueles detalhes mais datados que não combinam com os dias de hoje, como esteriótipos um tanto preconceituosos e a problemática de pagar um cara para conquistar uma garota, além da cena que Kat mostra os seios para um professor para livrar Patrick da detenção, mas tudo isso não significa que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um filme muito bom. Temos um desenvolvimento satisfatório da relação dos personagens ao mesmo tempo que passamos a entender melhor a personalidade deles. Cenas icônicas como quando Patrick diz que nunca viu Kat tão “sexy” e todos o ouvem ou quando ele canta a famosa canção “Can’t Take My Eyes Off You” na tentativa de se redimir com a moça, se tornando um marco na cultura pop, fazem com que esse filme não saía da cabeça de muita gente. Sem contar no soneto escrito por Kat para expressar toda a sua decepção após descobrir que Patrick estava sendo pago para sair com ela. Fora que é sempre bom ver diferentes facetas de Heath Ledger que sempre atuou com brilhantismo.

Mas não adianta nada eu ficar aqui só falando e falando que eu amo o filme e não existe filme adolescente melhor, você mesmo precisa assistir e tirar suas próprias conclusões. Então clica aqui e veja por si só!
