ENROLADOS CONTINUA SENDO MEU FILME FAVORITO DA DISNEY

Que a Disney é responsável pela magia da nossa infância e por alimentar boa parte de nossos sonhos de criança, todo mundo concorda, mas quando o assunto é qual o melhor filme da nossa querida casa de Mickey Mouse, é claro que as opiniões serão divergentes. Se você perguntar para mim a resposta é fácil! Enrolados continua sendo o meu favorito.

O filme foi lançado em 2010 e, apesar de já ter 12 anos na época, ainda pude me encantar com esta produção do mesmo jeito que me encantei com os desenhos lançados na época que eu era menor. A verdade é que as animações da Disney mudaram bastante de estilo desde A Branca de Neve e os Sete Anōes, ainda sim a magia se mantém presente e nos faz sonhar com fadas, princesas, príncipes e uma vilão tentando estragar o feliz para sempre.

Enrolados

Algo que nunca fez sentido para mim, mesmo quando criança, era o fato das princesas se apaixonarem à primeira vista pelo tal do príncipe, já que eu pensava que toda essa história era balela. Mas se a gente for analisar as coisas mais a fundo, percebemos como o príncipe foi o primeiro rapaz com a idade próxima que as princesas viram, então a curiosidade de se aproximar de alguém que elas não conheciam a faziam acreditar que aquilo era amor. Só que isso não acontece em Enrolados e por isso Flynn e Rapunzel me parecem um casal bem mais real.

Ainda que Rapunzel vivesse trancada naquela torre, sem saber ao certo o que era o mundo lá fora, ela mantinha seu foco em poder ver as lanternas flutuantes de perto ou invés de se vislumbrar pelo belo rosto de Flynn.

Rapunzel sabia bem qual era o seu sonho e que deveria passar por cima de seus ideais e da palavra da mãe Gothel para alcança-lo. Nem mesmo um desconhecido um tanto suspeito pôde despertar tanto a sua curiosidade quanto saber porque tais laternas apenas apareciam na noite de seu aniversário.

Enrolados

Além de um desenvolvimento muito realista da relação entre Rapunzel e Flynn, temos na história personagens icônicos que vão contra qualquer esteriótipo que possamos ter. A cena em que Flynn leva Rapunzel para um boteco cheio de criminosos para convencê-la de desistir e devolver a sua coroa para ele só demonstra isso. A canção “Um Sonho Eu Tenho”, onde Rapunzel tenta fazer com que tais homens não entreguem Flynn para que ele possa ajudá-la a realizar seu maior sonho, embala os homens e os faz explanar sobre seus sonhos e demonstra que apesar de brutamontes que parecem não ter pudor algum, neles mora um coração sonhador e cheio de esperanças.

Outro ponto forte é a relação entre Gothel e Rapunzel que demonstra que nem sempre devemos confiar naqueles que dizem querer apenas o nosso bem e cuidar de nós. Nem sempre enxergarmos as razões pelas quais alguém desesperadamente tenta nos impedir de crescer e ir atrás de seus sonhos, por isso não entendemos que estamos em uma relação tóxica onde só um lado se doa enquanto outro está apenas tirando proveito de sua posição de poder.

Enrolados

Enrolados é bem mais do que uma história sobre uma bruxa que tenta de toda forma acabar com a felicidade da princesa, mas sim uma história sobre sonhos, amadurecimento, confiança, traição e mentiras. Vemos Rapunzel passar de uma menina ingênua que não sabe nada da vida e acredita em tudo que Gothel diz e se tornar uma mulher independente que pode enfrentar seus medos, ir atrás de seus sonhos e encarar de frente aqueles que te prejudicam, tudo enquanto descobre a verdade sobre si, sua família e sua posição, usando de sua força, garra e coragem para confrontar o monstro que a prendia à torre.

Nem preciso dizer mais nada que justifique o porquê de Enrolados ser meu filme favorito da Disney, não é mesmo?

Assista ao filme aqui

Deixe um comentário