ESPIRÍTOS: A MORTE ESTÁ AO SEU LADO – ESPECIAL HALLOWEEN

Eu já disse várias vezes que eu não curto filmes de terror (diferente da Luana, que assiste bastante), mas isso não significa que eu tenha medo de assisti-los. Muito pelo contrário, dificilmente encontro títulos que conseguem arrancar alguns sustos de mim, quem dirá me fazer perder o sono durante a noite. Mas preferência é preferência, e a pessoa que vos escreve gosta muito mais de um bom drama ou de um romance que deixa o coração quentinho e, apesar disso, decidi assistir a alguns filmes de terror para poder escrever aqui para vocês. Como eu gosto muito de assistir Lakorns (dramas tailandeses), decidi dar uma chance para um filme tailandês que minha mãe havia assistido anos atrás.

O filme lançado em 2004 na Tailândia com toda certeza é bem sinistro e difícil de esquecer – apesar de não ter gerado medo algum em mim ao assisti-lo. Dirigido por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, o horror começa com Tun, o nosso protagonista, bebendo com seus amigos próximos em uma celebração. Ao sair da festa com a sua namorada, Jane, que estava dirigindo o carro, o fógrafo se envolve em um acidente. Uma garota é atropelada e, apesar de Jane querer prestar socorro, Tun se acovarda e prefere ir embora, deixando a garota deitada no chão.

Após o acidente, Tun começa a notar sombras estranhas em suas fotografias e acredita que sejam erros de impressão, mas, ao analisar os filmes da câmera, nota que as sombras estão presentes na fotografia original também. Jane passa a acreditar que a menina que eles atropelaram os está assombrando e passa a ter pesadelos e alucinações sobre o corpo que deixaram na estrada. Apesar de seus amigos também estarem sendo assombrados pela garota, Tun descarta a ideia da namorada e pede para que ela não se preocupe com isto.

Acontece que Tun vem sentido dores fortes na coluna após o atropelamento e decide visitar o médico. O fotógrafo passa por uma bateria de exames, mas nada parece fora do lugar, a não a balança que indica um peso duas vezes maior do que o do rapaz.

Não satisfeita com a resolução de Tun, Jane passa a investigar mais sobre a assombração que os persegue e acaba descobrindo que a moça se tratava de uma ex-namorada de Tun. Mas o que Jane passa a descobrir com o tempo é uma realidade bem mias sinistra e difícil de aceitar.

Apesar de uma narrativa mais lenta, o filme trás momentos de tensão e vai surpreendendo com o andar do enredo. As peças vão se encaixando pouco a pouco e entendemos porque aquele espírito se tornou vingativo e porque está tão apegado a Tun.

Eu sou o tipo de pessoa que antecipa os sustos que vão surgir durante um filme de terror, então dificilmente me assusto com tais cenas (salvo com filmes com palhaços ou aqueles imprevisíveis ou muito violentos), por isso não posso dizer que as cenas mais fortes do filme me causaram algum medo ou me perturbaram, mas ainda assim achei a imagem do espírito vingativo um tanto horrenda para quem é menos prevenido.

Agora, se você também não se assusta facilmente, ainda vale a pena assistir ao filme pela experiência de se assistir a algo que muitas vezes não estamos acostumados. Eu sempre gostei de ver produções dos mais variados países, para perceber as diferenças na maneira como dirigem, produzem e atuam em cada país, assim como a cultura deste mesmo é refletida naquela produção, o que acaba sendo uma experiência enriquecedora para quem gosta de cinema.

*O filme é bem difícil de se achar na internet, por não se tratar de uma produção de grande relevância no mercado brasileira, por isso não estaremos disponibilizando nenhum link paralelo para este longa*

Deixe um comentário