Nossa música da semana fica por conta da canção da banda nacional Legião Urbana, Perfeição. A música lançada em 1993 no álbum Descobrimento do Brasil era a escolha óbvia para o momento que estamos vivendo.
Porque essa foi nossa escolha do dia? Bem, as eleições foram no último domingo, à democracia foi feita e o atual presidente não foi reeleito. As eleições foram a mais acirrada da história do nosso país, para o cargo de presidente, desde a redemocratização. Então, quem acompanhou sabe como foi um momento de tensão e expectativas.
Porém, algumas pessoas antidemocráticas estão parando rodovias importantes do país e pedindo a volta da ditadura mesmo que os aliados do governo atual já tenham se pronunciado aceitando o resultado. Perfeição fala justamente disso, é uma critica pesada a nossa sociedade que termina com uma frase que mês escolher a música da banda de Renato Russo.
“Vamos celebrar o horror de tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou essa canção
Venha
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha, que o que vem é perfeição”
Apesar de ao longo do som ele fazer uma critica pesada, ele termina com esperança, que é como estamos nos sentindo agora. Ficamos sempre surpresos como existem pessoas que critiquem a democracia protestando, algo que só é possível por estarem em um governo democrático para começo de conversa. Pessoas que pedem ditadura e não entendem que em um regime autoritário jamais permitiria expressões contra o governo precisam estudar história.
Claro, todas as pessoas têm direito a protestar, mas não é irônico protestar contra o governo que te permite protestar para começo de conversa? Além disso, nosso sistema eleitoral é rápido, eficiente e seguro, em poucas horas já sabemos os resultados das eleições e mesmo assim tem pessoas que pedem o fim das urnas eletrônicas. Enfim, existem muitas contradições em nossa sociedade, a canção do dia trata de algumas delas.
Muitas músicas do Legião Urbana contém criticas a sociedade, então quando se trata de politica, eles costumam ter uma obra que se enquadre nos momentos certos. Suas canções de rock são fáceis de ouvir e acompanhar e contam sempre uma história, que é uma das razões de terem sido um grupo tão incrível. Então, sem mais delongas, fiquem com Perfeição e comemore a democracia que vocês vivem, nossos antecessores lutaram muito por ela, não se esqueçam disso.
