DICA: VIDAS AO VENTO

Talvez você prefira filmes cheios de aventuraa, mistérios e cheios de ação. Talvez você não se importe em assistir a um filme longo e um pouco arrastado, quase parado, porque são esses filmes que acabam nos emocionando mais. Não sei, mas o anime que vim indicar nesta quarta-feira se encaixa na segunda opção.

O anime de Hayao Miyazaki foi o filme de maior bilheteria no Japão em 2013. É claro que o talento inegável do diretor nos faz esperar que seus filmes sejam grandes sucessos e, alinhado ao conjunto da produção espetacular de seu estúdio, é difícil dizer que não nos encantamos com suas histórias. Como eu citei anteriormente, este anime não é cheio de aventuras e mistérios, como muitas das produções de Miyazaki, mas sua história dramática e visuais estonteantes colocam Vidas ao Vento entre um dos animes mais bonitos que já assisti.

Vivendo em uma cidade do interior do Japão, Jiro Horikoshi sonha em ser um piloto de avião, mas devido a sua miopia ele não é capaz de realizar este sonho. Após sonhar que sobrevia os céus em uma avião em formato de pássaro, o menino torna seu objetivo de vida projetar um avião e colocá-lo para voar. Tendo como sua grande inspiração o engenheiro aeronáutico Giovanni Battista Caproni, famoso por suas belas obras, Jiro cresce com este sonho até se juntar a uma instituição aeronáutica no final da década de 1930.

Não demora para que seus chefes notem seu talento inato e lhe deem liberdade para desenvolver a máquina que desejar. Jiro segue sua jornada pesquisando e desenvolvendo aviões, mas no meio do caminho conhece uma jovem encantadora chamada Naoko, por quem se apaixona. A moça adoece e não sabe quanto tempo irá sobreviver. Jiro toma a decisão de se casar com ela, antes que sua doença piore e eles não possam mais ficar juntos.

Este anime reúne em uma cinebiografia fictícia a história de um sonho, um grande amoe e vestígios de como a Segunda Guerra Mundial estava afetando o Japão e toda a tecnologia aeronáutica. O filme é dramático e realista, poético e belo, apesar de muito diferente daqueles que estamos acostumados ver Miyazaki produzir – como os fantásticos O Castelo Animado e A Viagem de Chihiro.

Parece que eu tirei a semana para botar todo mundo para chorar com as minhas dicas, mas desta vez não foi intencional. Eu prometo! A culpa é a falta de tempo para assistir a novos filmes e animes…

Mas agora que vocês já sabem do que Vidas ao Vento se trata, vou deixar aqui o link para assistirem

Deixe um comentário