Nossa dica de anime do dia é uma adaptação de outro trabalho incrível da CLAMP, um dos meus grupos de mangakás favoritos. O anime lançado entre 2006 e 2008 pelo estúdio Production I.G foi dirigido por Tsutomu Mizushima e teve 34 episódios e mais 4 OVAs.
O anime conta à história de um estudante, cuja vida é tudo menos comum desde o principio, Kimihiro Watanuki não só vê os espíritos como os atrai. Sua vida é especialmente difícil por conta disso. Porém, um dia seus pés se movem estranhamente sozinhos em direção à loja da bruxa misteriosa Yūko Ichihara, sua loja promete realizar qualquer desejo por um preço especifico a escola de Yuuko.
Ela diz que a loja, escondida por um muro, só atrai aqueles que desejam algo muito forte, todos guiados pelo destino. A bruxa oferece realizar o desejo de Watanuki por um preço, ele deixará de ver espíritos se trabalhar lá em meio período pelo tempo necessário a equivaler o desejo. Ele relutantemente concorda, e começa a trabalhar na loja que conta com um Mokona Modoki.
Como a maioria dos trabalhos da CLAMP tudo esta interligado, quem não sabe adoro Mokona, em XXXHolic temos o Mokona preto, enquanto o branco aparece em Guerreiras Mágicas de Rayearth. Tsubasa: Reservoir Chronicle é outro trabalho da CLAMP, esse com uma ligação mais direta ao mundo da nossa escolha do dia.
Antes de focarmos na história, vamos falar sobre a incrível capacidade da CLAMP de criar tramas incríveis, personagens viciantes e um mundo mágico que chega a arrepiar. Sou sim, parcial quando se trata do grupo. Mas também devo elogiar o estúdio que fez o anime, porque mantiveram a qualidade que temos no mangá. A escolha de aberturas e encerramentos e a qualidade de animação para época ajudaram a criar um clima perfeito na história.

Conforme Watanuki vai trabalhando para sua chefa nada convencional, ele tem que lidar com todo tipo de cliente. Os episódios, com exceção dos especiais, contam tramas relacionadas a clientes diferentes. Temos todo tipo de desejo, como geralmente acontece, quando seus desejos são realizados pelas formas mais “fáceis” vem com consequências que ensinam lições ao aprendiz.
Kimihiro está sempre acompanhado de seus colegas de turmas, sua crush Himawari Kunogi e seu inimigo Shizuka Dōmeki. Mesmo que nosso protagonista deixe seus interesses claros em Himawari (apenas para os membros da loja e Doumeki), fica facilmente claro que a menina é um preludio de má sorte. Ela é doce e gentil também, não mostrando nenhum interesse romântico nos meninos nem favoritismo. Ela também se mostra bem curiosa e corajosa adorando histórias de fantasmas e uma amiga leal.
Doumeki cresceu em um templo, ele afasta os maus espíritos e, por isso, é o parceiro ideal para um garoto como Watanuki que os atrai. Mesmo que os dois impliquem um com outro, se ofendendo e com nosso herói sempre com raiva do amigo, os dois estão sempre juntos. No começo, era apenas para segurança de Kimihiro em missões com espíritos, mas os dois desenvolvem uma ligação muito profunda e um laço que não pode ser quebrado, mesmo que eles finjam, por vezes, desejar que sim.
A melhor parte do anime é em ordem: Mokona, Yuuko bêbada indo a contraponto com seu jeito misterioso e a dinâmica de Shizuka com seu jeito estoico e o sempre surtado Kimihiro. Além disso, tem diversos episódios marcantes de clientes que nunca esquecerei, sejam eles humanos com desejos mundanos ou maus hábitos ou espíritos precisando de algo.
Quando um anime tem o selo CLAMP você pode esperar algumas coisas. Entre elas a qualidade das tramas, personagens do mesmo sexo com aparente interesse amoroso (que geralmente não agem sobre isso). Além de mistério e conexão, tudo esta interligado, ainda mais em uma trama que foca em uma loja cujo destino leva seus clientes a ela. Deem uma chance para essa obra prima e entendam porque a CLAMP reina como um dos melhores grupos de artistas.
