Nossas dicas de filmes do dia são as obras do diretor Barry Sonnenfeld, A Família Addams 1 foi lançada em 1991 com o segundo filme vindo dois anos depois. Ambos os longas marcaram uma geração e é uma ótima programação para quem curtiu a série da Wandinha.
Mortícia e Gomez Addams têm dois filhos: Feioso (Pusgley no original) e Wandinha (Wednesday). Eles vivem em uma mansão sombria, contam com a ajuda de mãozinha (Thing no original) e Lurch, que lembra o Franksteine é o empregado da família.
Durante o primeiro longa-metragem, vemos Gomez com saudades de seu irmão Funério (Fester) que desapareceu há 25 anos depois de uma briga dos dois. Todo ano, sem falta, eles fazem uma sessão espirita para tentar contatar Fester, porque depois de tanto tempo ele pode estar morto. Mas um dia, um homem chega a casa alegando ser o tio perdido e a família fica infeliz e comemorativa.

Na verdade, era tudo um golpe planejado pelo advogado traíra dos Addams e Abigail Craven mãe do suposto Funério. Mas será que ele é mesmo um impostor? Nada é tão simples assim. Eles planejam se infiltrar na mansão e acessar o cofre que contem a fortuna de gerações da família mais sinistra das telinhas, mas claro eles não podem lidar com as armadilhas que protegem o cofre. Depois de serem expulsos da própria casa, a família é forçada a trabalhar enquanto bolam um plano para voltar para casa.
Já na sequencia, que particularmente gosto mais que a original tem os Addams recebendo o novo bebe Pubert, meigo e esperto. Os irmãos, Feioso e Wandinha, não gostam nada da nova criança, tentando matá-lo a todo custo, mas o pequeno consegue evitar.
Mortícia e Gomez contratam Debbie como babá para os pequenos demônios, mas claro que ela acaba sendo uma assassina que seduz maridos ricos. Quando Wandinha começa a desconfiar dela, os dois são mandados para um acampamento e precisam fugir de lá a tempo de impedir sua baba de seduzir seu tio Fester.
Os Addams são um clássico do entretenimento, os filmes brincam com a família tradicional, revertendo tudo que é esperado de uma típica casa americana. Os filmes são de comédia, contem um humor mais acido e claro bastante fantasia.
Não tem muito que se falar dos filmes, além de elogios sem fim. O elenco perfeito eternizou a família sombria mais querida do mundo, a ambientação e roteiro criam uma trama divertida e única que você não pode perder. O diretor mandou bem em suas escolhas, criando um clássico imperdível.
